Grupos de capoeira se destacam durante Caminhada do Folclore
Além da capoeira, grupos de samba de roda, maculelê e forró andante marcaram a caminhada que é promovida pela Uefs e coordenada pelo Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte).
A capoeirafoiumasdasatraçõesquemais se destacaramna 13ª Caminhada do Folclore de Feira de Santana realizadanamanhãdestedomingo (26). Pelomenos 15 grupos se apresentaramdurante o trajetodacaminhada. Depois de um cafédamanhã no Centro de CulturaAmélioAmorim, centenas de pessoasforampara a avenidaGetúlio Vargas.
O eventoreuniuaproximadamente 8 mil pessoasentreparticipantes de gruposculturaisfolclóricos e o públicoquelotou as calçadas e o canteiro central daavenida. Alémdacapoeira, grupos de samba de roda, maculelê e forró andante marcaram a caminhadaqueépromovidapelaUefs e coordenadapeloCuca (Centro Universitário de Cultura e Arte).
Osgruposfolclóricosvindos de bairros, distritos e municípiosdamicroregiãotrouxeramparaavenidagrupos de samba, como o daquixabeiradaLagoadaCamisadazona rural de Feira de Santana, e dos bairros, entidadescomo a Associação de Moradores do residencial Vida Nova Aviário, quelevoucincoentidadespara o desfile.
A presidentedaAssociação, ElanyAlves, levougrupos de percussão, capoeira e teatro, mobilizandocerca de 200 pessoas.“ È a culturasendoimplantadadentro do conjunto e issoéumanovidadeparaeles. Oferecemosaindalazer e esportesparacomunidade ”, afirmou.
A ativista cultural, Vânia Dias, deixou a cidade de AméliaRodriguesbemcedo. Eleveiopelaprimeiravezparaparticipardacaminhada e trouxeparaavenida o projetoViver com Arte. O projetotemporfinalidade o resgatedaculturaatravés de açõescomopintura em tela, desenho, dança e incentivar o gostodaspessoaspelaarte.
ApoiodaPrefeitura Municipal
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, EuclidesArturAndrade, queestavapresente, disseque a caminhadateve o apoiodaPrefeitura Municipal. “Estamosirmandados com a Uefsparaqueessacaminhada continue acontecendo em Feira de Santana umavezqueelafortalece a nossacultura”, afirmou.
O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, mostrou-se satisfeito com a participação popular na caminhada. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura através de vários órgãos públicos.
A coordenadora do Cuca, Celismara Gomes disse que a caminhada vem a cada ano superando a expectativa tanto de público como de grupos folclóricos, que este ano passou de 100.
“A gente percebe o crescimento da quantidade de participantes e dos grupos. É a representação da nossa cultura popular”, afirmou. Ela confirmou que este ano o número de grupos de capoeiristas foi maior que ano passado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade