Cultura

Grupo Falos & Stercus apresenta Despedida de Palhaços em Feira de Santana

Vencedor do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, o grupo estará em Feira de Santana no próximo final de semana (dias 22 e 23 de março)

Acorda Cidade

Cansados da condição de vida do artista brasileiro, os palhaços Sifú Carvalho e Piróca estão a ponto de desistir de sua arte e abrir mão daquilo que, durante anos, foi sua razão de existir. Decepcionados com a desvalorização de seu ofício no Brasil, eles acreditam que a única saída pra evitar a ruína é partir rumo à Europa, em busca do tão sonhado “éden cultural”. Seu meio de transporte é a Trakingonça, triciclo gigante criado pelo artista plástico e cenógrafo Luis Marasca. Na bagagem, levam apenas a esperança de ter seu trabalho reconhecido e desfrutar de algum prestígio em terras estrangeiras. Mas no caminho conhecerão um menino de rua que sonha entrar para o circo e embarcar com eles na aventura.

 
Uma comédia debochada que brinca com as mazelas de ser artista no Brasil e nos revela a fantástica busca por um pouco de esperança, Despedida de Palhaços, do Falos & Stercus, estreou em 2012 em Porto Alegre, e marca um retorno do grupo às origens, ao utilizar o teatro de rua como ferramenta de jogo direto com o público, surpreendendo-o em seus trajetos cotidianos e interagindo com a paisagem urbana. Em Feira de Santana serão duas apresentações, no sábado (22), a partir das 11 horas, no Espaço Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas e no domingo (23), às 15 horas, no Parque da Cidade, localizado na Rua São Salvador, final de linha do Conjunto Feira VII. 
 
O Falos & Stercus se insere na chamada cena contemporânea brasileira e suas investigações caminham na busca de uma linguagem própria, ou, no mínimo, de uma maneira própria de realizar sua arte. O grupo estrutura-se na pesquisa de novos paradigmas dramatúrgicos, estéticos, interpretativos e espaciais. Por isso não teme flertar com outras disciplinas, das quais não tem pudor de se apropriar e transformar. As criações do grupo levam a teatralidade até as últimas consequências. Essa coragem em desafiar limites e se surpreender com o desconhecido, talvez seja responsável pelos adjetivos de “inventivos” e “ousados” atribuídos ao grupo. O Falos & Stercus traz em seu currículo espetáculos de sucesso como PM2, Farsa Trágica, O Clã Destino, In Surto, www.prometeu, Vôo das Fêmeas, Mithologias do Clã e Hybris.
 
No 18˚ POA Em Cena o grupo foi contemplado com o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo na escolha do júri popular, com o espetáculo Hybris, que também levou o Prêmio Açorianos de Teatro 2010 de Melhor Cenografia para Luiz Marasca. Durante o ano de 2013, desenvolveu intensas atividades previstas no edital do Prêmio de Fomento da Prefeitura de Porto Alegre, com oficinas, vivências e a apresentação da intervenção urbana Ilha dos amores – um diálogo sensual com a cidade, encerrando o projeto.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários