Curso

FormaSons: curso gratuito sobre produção de trilhas sonoras para audiovisual e games está com inscrições abertas

As atividades são gratuitas e promovidas em parceria com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicadas da UFRB.

FormaSons
Foto: Anderson Moreira

O projeto FormaSons, que promove ações formativas na área da música, traz de volta seu mais recente curso sobre trilhas sonoras para audiovisual e games. Idealizado de forma híbrida pelo produtor musical Lerry e pelo músico Ramiro Barbosa, o curso “E o Áudio, Pessoal? – Panorama da Produção Musical no Audiovisual Feirense” ofereceu aulas presenciais durante o mês de outubro, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana, e agora, nos dias 09 e 10 de dezembro, a partir das 20h, conta com ações online, através da Plataforma Google Meet. As atividades são gratuitas e promovidas em parceria com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB). 

As inscrições podem ser feitas através deste link.

Os conteúdos também continuam divididos em três eixos temáticos: “Memórias, mercados e práticas”, que abordam, respectivamente, a história do audiovisual; conceitos de produção musical e seus desdobramentos para além da produção de trilhas sonoras para jogos; e aulas práticas de trilhas sonoras, criação musical e sonorização foley (sonoplastia). Desta vez, as atividades, que serão mediadas por Lerry, terão como facilitadores o premiado pesquisador, professor universitário, compositor e sound designer Tharcisio Vaz que atua na área de trilhas para cinema, games e publicidade há mais de 10 anos; e Vicente Flores que, além de pesquisador e sound designer, também é professor adjunto do Cecult/UFRB e coordenador do curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira da instituição de ensino.

cursos
Foto: Carde / Divulgação

Segundo Lerry, que sempre destaca a importância de uma boa trilha sonora para criar memórias e emoções no audiovisual e até mesmo influenciar na forma de interação com um jogo, “poder realizar, agora, essas atividades através de uma plataforma digital, é uma oportunidade de garantir o acesso de mais pessoas ao conteúdo da formação, além de expandir para pessoas fora de Feira de Santana”, afirma o produtor musical.

No dia 09/12 (segunda-feira), a partir das 20h, Tharcisio Vaz, que também é professor da UFBA e da Uneb, abordará a temática “Música e Mercado de Trilhas/Criação de Trilhas Sonoras”; e no dia 10/12 (terça-feira), no mesmo horário, Vicente Flores trará como conteúdo a “Música nos Games/ Sonoplastia e Mecânica de Jogos”. Para participar, é preciso se inscrever no endereço. As inscrições são gratuitas, as vagas são limitadas e há reserva prioritária para alunos da Rede Pública de Ensino Municipal, Estadual e Federal e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais informações também estão disponíveis no Instagram @formasons.

Este projeto foi contemplado no Edital de Chamamento Público 001/2023 – Audiovisual, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e tem subsídio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre os profissionais

Lerry – Mediador

Graduando em de Produção Musical, pela UFRB, o DJ, Produtor Musical, Pesquisador, Produtor e Gestor Cultural, Pedro Lucas Pires de Souza, de nome artístico LERRY, é natural de Feira de Santana. Egresso do Curso Técnico em Instrumentos Musicais no Colégio Modelo, iniciou a sua trajetória como DJ e Produtor Musical em 2013. É responsável pela produção musical das trilhas sonoras do programa “Mosaico Baiano”, da Rede Bahia; do documentário “Legado: o Programa de Trainees do Magazine Luiza” (2021); dos filmes “Imagine 2030” (2022) e “Menos Eu” (2022); das webséries “Contornos 2” (2021) e “Talk Show da Lu Convida” (2021), além do documentário “Fusão” (2021), dentre outros. Na área de produção cultural, especializou-se na captação de recursos para projetos culturais e nas políticas públicas de fomento à cultura. Através destes mecanismos de fomento, viabilizou dezenas de projetos, tais como: “Fábrica de DJ” (2018); “DigiAfrika” (2020); “Áudio em Casa” (2021); “Feira SoundSystem” (2021 e 2022); “FêraBeat Remix” (2021 e 2022); “Formasons” (2023); “Festival Sons da Liberdade” (2023); “Pagotrap Link” (2024), entre outros projetos.

Tharcisio Vaz – Facilitador

Atuando no mercado de trilhas para cinema, games e publicidade há mais de uma década, Tharcisio Vaz é doutor em Composição Musical pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com tese selecionada no Prêmio Capes de Teses 2023 – Área Artes (Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) e no Prêmio de Teses e Dissertações da Ufba (Área Linguagem, Letras e Artes). Trabalhou na produção musical e de áudio em mais de 80 projetos de jogos digitais, filmes e animações, tendo suas músicas tocadas por prestigiadas orquestras, como a Petrobrás Sinfônica e Grupos de Câmara da Europa, como o Ligeti String Quartet (Inglaterra) e o Kaiser String Quartet (Alemanha). Seus trabalhos foram exibidos e também premiados em eventos nacionais como SB Games; Campus Party; Brasil Game Show; e eventos internacionais como Gamescom; NYX Game Festival; BIG Festival; Cannes Festival; Media Sound Hamburg; e museus como VA Museum (Londres) e Pavilhão da Bienal (São Paulo). Entre seus projetos, destacam-se a mixagem de dublagem para a versão brasileira do anime Fairy Tail; a localização (PT e ENG) para o game Asleep (Atos 1 e 2); e a composição da franquia Audio Game BREU, na qual compôs e produziu mais de 1 hora de música para quinteto de cordas, piano, sintetizador e percussão, gravados ao vivo; e dirigiu locuções de 24 dubladores profissionais das indústrias de games, animação, cinema e TV, sendo responsável por todo o processo de localização das versões PT-BR e ENG. Atualmente, é professor formador no curso superior de Licenciatura em Música EAD (UFBA-UAB) e professor substituto na Graduação em Jogos Digitais na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Vicente Flores – Facilitador

Vicente Reis, de nome artístico Vicente Flores, é professor adjunto no Cecult/UFRB e coordenador do curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira da instituição. É doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Comunicação e Bacharelado em Design pela Ufba. Ministra disciplinas introdutórias de produção musical; e trilhas sonoras e sonoplastia. Desde 2013, atua como sound designer no cenário independente de jogos eletrônicos e suas pesquisas focam no som em jogos. Atualmente, investiga marcadores locais brasileiros na música para jogos desenvolvidos no país.

Ramiro Barbosa – Facilitador e Proponente

Entusiasta do Cinema, Ramiro Barbosa foi um dos pioneiros a assimilar as linguagens da poesia e do cordel ao audiovisual e seus poemas já foram lidos mais de 13.000 vezes por leitores de todo o mundo, através da web. Babalaô e Elemaxó, filho do terreiro Ogbe Ogun Egbe Asé Eko, com raiz na tradicional família Opô Afonjá, é, além de poeta e cordelista, músico, compositor e estudante de Direito. Ao longo de sua trajetória, já atuou diversas vezes em produções cinematográficas, incluindo uma figuração no filme da Copa do Mundo FIFA de 2014, filmado na Chapada Diamantina.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários