Feira de Santana

Final do Concurso Miss Afro Feira de Santana acontece nesta sexta (20)

O evento de celebração à beleza negra chega a 6ª edição com o tema 'A essência da Negra Jhô'

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A final do Miss Afro 2022 será realizada nesta sexta-feira (20), às 19h, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro em Feira de Santana. Mas, o evento não se resume ao momento em que as modelos estão diante da passarela. São cerca de 4 meses de preparação com palestras, rodas de conversas, minicursos, oficinas, questionários, além de atendimento com assistentes sociais e advogados. Neste ano, o concurso reuniu 130 meninas em mulheres de Feira de Santana e municípios da região metropolitana.

As 15 finalistas, selecionadas após o processo de preparação e empoderamento, irão desfilar diante uma comissão de avaliação formada por sete personalidades negras feirenses intrinsecamente ligadas à ação afirmativa bem como espaço informal de educação. “Não se trata de uma disputa entre mulheres negras. Todas que chegaram até aqui já demonstraram capacidade para representar não só um movimento, mas também toda uma comunidade onde a mulher negra ocupa um importantíssimo papel, que na maioria das vezes não é devidamente reconhecido. Essa ação afirmativa foi criada para mudar esse cenário de negação, invisibilização e apagamento”, salienta a coordenação do evento.

Foto: Divulgação

O acesso ao evento é gratuito. Porém, com o objetivo de apoiar a luta contra a pobreza menstrual, serão arrecadados pacotes de absorventes menstruais, que serão distribuídos pelo Núcleo Moviafro de Ação Social (Numas), a meninas e mulheres moradores de comunidades carentes.

Para o acesso ao evento será exigido a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 com o ciclo completo.

O projeto

O Miss Afro ao longo de seis anos de atuação já alcançou cerca de mil meninas e mulheres negras que em sua maioria residem nas periferias. Segundo os organizadores, muitas têm uma história de dor, sofrimento e de muita luta onde para elas não existe outra alternativa a não ser enfrentar. Ainda de acordo com eles, corpos negros são atravessados pelas mais diversas dores, mas no Miss Afro encontram formas de se defenderem e vencerem as batalhas mais íntimas.

Foto: Divulgação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram