Jéssica de Jesus Pinheiro, 31 anos, moradora do bairro Santo Antônio dos Prazeres, foi eleita na noite da última sexta-feira (20), a Miss Afro Feira de Santana 2022.
Após 4 meses de atividades, a 6ª edição do concurso chegou na fase final. 138 jovens e mulheres negras de Feira de Santana e de mais oito municípios da região metropolitana, participaram e tiveram acesso às diversas informações acerca de questões culturais, políticas, religiosas, saúde, direito e educação, além das histórias de heroínas negras como Acotirene, Aqualtune, Dandara de Palmares, Maria Felipa, Luiza Mahin entre outras, e descobriram também ‘A Essência da Negra Jhô’, tema central dessa ação afirmativa que já está consolidada no município como um espaço informal de educação.
“O Miss Afro Feira de Santana, é muito mais que um concurso, pois até chegar à final onde é realizado esse desfile, nossas pretinhas passam por rodas de conversa, minicursos, palestras, oficinas de formação além de vários debates e questionários que as credenciam para a final. Não se trata de apenas um concurso onde são escolhidas por beleza estética, por altura ou peso, aqui no nosso Miss Afro, elas aprendem a ter consciência racial, a se reconhecerem e a se aceitarem, o que para muitos é ‘exótico’ para nós da Moviafro é ancestralidade”, afirmou Val Conceição, idealizador e coordenador geral do projeto.
Ainda de acordo com o coordenador do projeto, mais duas candidatas também foram eleitas, ocupando o segundo e terceiro lugar.
“Além do aprendizado, da conscientização que para os coordenadores é o verdadeiro empoderamento, a eleita ganha prêmio em dinheiro, diversos brindes oferecidos por parceiros que se identificam com o propósito do concurso e uma bolsa integral de graduação ou pós oferecidos pela Faculdade Multivix, Unidade Astro Feira de Santana, além de ser a representante de uma parte do Movimento Negro e da Moviafro em suas ações e atividades durante um ano. São eleitas também duas beldades negras, segundo e terceiro lugar respectivamente e a Miss Simpatia que é escolhida pelas próprias finalistas. Nesta edição, Deilane Pinheiro moradora de Conceição do Jacuípe foi a segunda colocada, Iasmin Figueiredo residente no bairro Feira lX ficou em terceiro, enquanto Lorena Lopes do bairro George Américo foi eleita a Miss Simpatia”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram