Cachoeira

Festa d'Ajuda resgata cultura do Recôncavo Baiano

Os festejos foram iniciados dia 30 de outubro e vão até amanhã (15), em Cachoeira

Roberta Costa

Vai até amanhã (15) a Festa de Nossa Senhora d’Ajuda, em Cachoeira, cidade situada no Recôncavo Baiano. A Festa é uma das mais influentes festas do calendário cultural da cidade, que é tomada por embalos, blocos de mascarados, carros alegóricos e pessoas fantasiadas.

 
A Festa d’Ajuda, que começou no dia 30 de outubro, teve o seu maior terno, o da Alvorada, ontem (13). A partir das 5h da manhã, milhares de pessoas foram “embaladas” pelas ruas de Cachoeira ao som de marchinhas e fanfarras, transformando a “Magia do Recôncavo” num grande carnaval.
 
Mascarados, crianças, pessoas de todo o mundo, cantam e dançam músicas e letras singulares, com instrumentos de sopro e percussão. Amanhã (15), o Terno da Saudade, desfilará, encerrando os festejos.
 
Histórico – Há 414 anos se iniciou em Cachoeira – BA a construção do primeiro templo religioso na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. A Capela de Nossa Senhora D'Ajuda, padroeira dos senhores de engenho foi dedicada inicialmente à devoção de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Vila.
 
Com o passar dos anos e o desenvolvimento da Vila, os devotos de Nossa Senhora D'Ajuda, agregados na Irmandade dedicada a Santa deram início às comemorações de louvor, sempre, na primeira quinzena de novembro.
 
Os festejos, com extrema participação dos devotos, especialmente constituídos por senhores de engenho, se transformou numa festa de enorme proporções, quando à Vila se dirigiam de todas as regiões habitadas da Província Baiana devotos da milagrosa Santa D'Ajuda.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários