Cultura

Feirenses comemoram o 2 de Julho no bairro Tomba

O Tomba é o bairro de Feira de Santana que mais cultua essa tradição, com o cortejo do 2 de Julho.

Acorda Cidade

O feriado de 2 de Julho foi bastante movimentado no bairro Tomba. Apresentações artísticas no praça principal e desfile de alguns dos personagens símbolos da história da Independência do Brasil na Bahia animaram o público.

O Tomba é o bairro de Feira de Santana que mais cultua essa tradição, com o cortejo do 2 de Julho. O desfile reproduz um pouco do que a tropa libertadora brasileira fez ao entrar em Salvador, em 1823, conquistando a cidade que estava sob domínio dos portugueses.

Além do Caboclo e a Cabocla, que representam o próprio povo brasileiro e baiano em especial, Maria Quitéria, a intrépida feirense que lutou na Batalha de Pirajá, também não foi esquecida.

O cortejo se tornou uma manifestação popular ao longo dos anos e, é sempre precedido de muito samba de roda, forró e pagode em apresentações organizadas pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, na praça principal do tomba.

A história

Muitos podem se interrogar: se a independência do Brasil foi declarada em 1822 e como é que em 1823 teve a emancipação da Bahia do jugo português? É porque o 2 de Julho representa a separação do Brasil de Portugal, somente em 1823, as lutas travadas na Bahia expulsaram definitivamente as tropas portuguesas que ainda persistiam em algumas regiões. As informações são da Secom.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários