Acorda Cidade
Pioneiras do segmento de economia criativa feminina no interior baiano, será realizado, entre os dias 13 e 27 de março, em Feira de Santana, a feira Mulheres Que Fazem Arte. O primeiro dia de evento, 13, será transmitido via Instagram, no perfil @mulheresquefazemarte. Já o segundo dia, 27 de março, será presencial, na Rua General João Costa, n 405. Capuchinhos (Prox. Panificadora Coelho). A programação inclui seis rodas de conversa sobre temas pertinentes ao setor de economia criativa feminina, além de vendas de produtos das expositoras nos dois dias de evento. Todas as atividades e debates serão, exclusivamente, conduzidos por mulheres.
O MQFA ocorre em Feira de Santana desde 2018, popularizando a economia criativa no interior baiano e auxiliando na divulgação dos trabalhos realizados por mulheres do segmento. “Nossas edições são sempre presenciais, mas, por conta do coronavírus e pensando nas mulheres participantes que são do grupo de risco, separamos um dia para edição online e outro para ser presencial”, explica a idealizadora do projeto, Heloisa Lima.
O Brasil é um dos maiores mercados de economia criativa no mundo. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), em 2015, esse setor movimentou cerca de R$ 155 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB). O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionada Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.