É com imenso prazer que o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) sedia a exposição “Viva São João” em sua 8ª edição. A partir do olhar para as tradições populares que envolvem o povo sertanejo e sua resistência, que são oriundos da mestiçagem entre os portugueses e indígenas.
Os festejos juninos, são uma das maiores representatividades de luta, cultura e fé para as regiões norte e nordeste do Brasil. Nesse contexto, das festividades juninas e fé, surge em 2012 o Projeto Viva São João, ano também da primeira edição da Exposição Viva São João, com artistas da cidade de Cachoeira e São Félix, que expressam em seus trabalhos as tradições sertanejas.
Neste ano, 2023, conforme a curadora Márcia Schlapp, a Exposição segue tradicionalmente junina, ou seja, as obras produzidas são homenagens ao povo sertanejo.
A mostra é composta por quinze artistas, entre o Sertão, o Recôncavo e Salvador que fundamentaram suas criações na essência das tradições juninas, são obras dos artistas; Ana Fraga, Adrelbs, Billy Oliveira, Coruja, Davi Rodrigues, Gabriel Ferreira, Gildemar Sena, Isabela Seifarth, Marepe, Nen Cardin, Pirulito, Simone Rasslan, Suzart, Vonaldo Mota, Zé de Rocha.
A noite do lançamento contará com atrações que engrandecem a cultura popular, conta com uma intervenção corporal de Jamile Almeida e intervenção musical de Daniel da Quixabeira e participação de Ludmilla Dourado; Rezadeiras com o Grupo Revelação da Associação Milton Gomes.
A exposição “Viva São João” estará aberta para visitação de 13/06/23 e permanecerá até 13/07/2023 de terça a sexta das 8h às 17h, e aos sábados de 13h às 17h. A entrada é franca.
O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, localizado na Rua Professor Geminiano Costa, 255 – Centro, Feira de Santana – BA.