Acorda Cidade
Estudantes do curso de Historia e Cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começaram a visitar e registrar depoimentos de cachoeiranos para o documentário: “Cachoeira por uma perspectiva afro – um documentário contado por quem faz a História”. O projeto atende à Lei Federal nº 10.639, que instrui o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.
"Esse material contribuirá para suprir a carência de material didático sobre a história da Cachoeira que existe no país. “Muita dedicação e vontade estão sendo jogadas nesse trabalho”, disse o estudante Daniel Souza. Segundo ele, os depoimentos presentes no trabalho “se encaixarão para apresentar a História da cidade da Cachoeira num recorte religioso e cultural, ajudando no combate ao racismo, intolerância religiosa e preconceitos”.
E conclui: “Esse trabalho é fruto de um dialogo com professores como Ricardo Carvalho, Yomar Seixas e Zé Carlos Bastos (professores do Grupo Humanas de Salvador) que sempre serão minhas referências na área de educação, e que no dia a dia também assumem essa responsabilidade de apresentar a História da África e combater o racismo e a intolerância religiosa. Um exemplo disso foi o filme Mbondo – Nossas Raízes Africanas”. As informações são do jornal O Guarani.