Agenda Cultural

Espetáculo 'Quitéria' será realizado em Feira de Santana nesta quarta (18)

O Grupo Cordel está atuando na cidade de Feira de Santana desde 2011, com a intenção de resgate da memória cultural da Princesa do Sertão.

Acorda Cidade

A história da heroína Maria Quitéria de Jesus, nascida na região de Feira de Santana, é um exemplo de pioneirismo nas relações sociais e de gênero. Em uma época em que as mulheres precisavam se dedicar ao marido e prendas do lar, ela enfrentou esse estigma, movida pelo ideal de liberdade e se alistou, vestida de homem, para lutar pela Independência da Bahia.

Uma vida marcada por injustiças e esquecimentos. Toda sua dedicação só teve o devido reconhecimento 100 anos após sua morte, em 1853, recebendo uma condecoração póstuma como patrona do quadro complementar de oficiais do exército brasileiro.

Seu nome marcou a história brasileira através de seus feitos, sua coragem e determinação. Mas e a vida dessa mulher, você conhece? Quitéria é o título do espetáculo que foi escrito com a intenção de mostrar as passagens pouco conhecidas dessa mulher: suas perdas e conquistas pessoais, suas angustias, seus amores, etc.

O Grupo Cordel está atuando na cidade de Feira de Santana desde 2011, com a intenção de resgate da memória cultural da Princesa do Sertão. A linguagem sertaneja feita em versos que remetem à literatura de cordel, à expressividade corporal e agora à música são elementos importantes para a construção de sua identidade. O grupo já montou A Cidade da Rua Direita, que mistura ficção e realidade e conta a história de um provável bisneto bastardo de Domingos Barbosa, dono das terras dos Olhos d`água, que chegou na estação de trem (hoje feiraguai), para resgatar seus direitos de posse. Agora prepara para estrear Quitéria, trazendo esse ícone importante no imaginário e na história brasileira. Ela, nascida no Sitio Licurizeiro, localizado no distrito de Feira que hoje recebe o seu nome: Maria Quitéria.

E será lá, no distrito onde nasceu, em frente à igreja que ela e sua família frequentavam, a estreia nacional do espetáculo em comemoração ao aniversário de Feira de Santana. Dia 18 de setembro, às 19:30h com o apoio da Fundação Cultural Egberto Costa.

No elenco do espetáculo: Julia Lorrana, Léo Sátiro, Cleyton Vidal, Lion Guimarães, Aída Vitória, Carol Acos e Denner Lobo. O texto e a direção de Geovane Mascarenhas. Trilha sonora e direção musical de Deco Simões.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO: QUITÉRIA (Estreia)

ONDE: PRAÇA DA IGREJA MATRIZ NO DISTRITO DE MARIA QUITÉRIA

QUANDO: DIA 18 DE SETEMBRO, ÀS 19:30H

INGRESSOS: ACESSO LIVRE – GRATUITO

CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários