Cultura

Escritor feirense lança romance com previsões futuristas dia 9

Por trás de uma trama cinematográfica, repleta de citações e subversões, conheceremos um futuro em que empresas chinesas compram cidades e terroristas traficam drogas sintéticas

Acorda Cidade

No dia 9 de maio, às 18:30hs, a Solisluna Editora lança na Livraria Nobel, em Feira de Santana, o livro “Xing Ling – Made in China”, primeiro romance do escritor Victor Mascarenhas.
 
O livro tem 80 páginas, no formato 12,5 x 19cm, projeto gráfico da Solisluna Design e criação da capa de Enéas Guerraqie. Segundo o autor, o livro é, conceitualmente, um grande Xing ling – que é como são chamados os aparelhos eletrônicos e produtos made in China.
 
No livro, um futuro indeterminado, em que governos e pessoas são controlados por corporações, caos urbano e especulação imobiliária desenfreada dão o tom da vida nas metrópoles. Parece o noticiário do dia, mas é o pano de fundo de Xing Ling – Made in China, uma ficção científica farsesca, debochada e política que marca a estreia, como romancista, de Victor Mascarenhas.
 
Por trás de uma trama cinematográfica, repleta de citações e subversões, conheceremos um futuro em que empresas chinesas compram cidades e terroristas traficam drogas sintéticas que abrem as portas do inconsciente coletivo.
 

 

“A trama é uma grande alegoria, uma ficção científica farsesca e anárquica, mas amparada em pesquisa histórica e cheia de citações e subversões de obras de outros artistas inseridas na trama”. O autor continua: “É uma espécie de cruzamento do ‘Admirável mundo novo’ com ‘Capitães da areia’, mas com uma forte carga política por trás de tudo.
 
O livro é uma reflexão do momento que vive o mundo, a economia, a política e o comportamento humano nessa nova desordem mundial. Para falar de tudo isso, usei Salvador como exemplo, que é uma típica metrópole em vias de um colapso iminente e a beira de um ataque de nervos, como tantas outras mundo afora”.
 
O AUTOR
 
Victor Mascarenhas é escritor e roteirista. Autor de “Cafeína” (Fundação Casa de Jorge Amado, 2008), livro de contos vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte. Em 2011, foi um dos finalistas do Prêmio Off Flip e lançou seu segundo livro: “A insuportável família feliz” (Editora P55, 2011). No cinema, foi um dos roteiristas do longo metragem “Esses moços”(2004) e teve um dos seus contos, “Leão Marinho”, adaptado para as telas pela Oi Kabum (2010). O ano de 2013 marca a estreia de Victor Mascarenhas como romancista, com o lançamento de “Xing Ling – Made in China”, pela Solisluna Editora. O preço do livro é de R$ 29.
 
 
 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários