Cultura

Dupla premiada participam da abertura do Festival de Música Instrumental da Bahia

Na mesma noite também se apresentam a Orquestra de Violões da UFBA e o saxofonista Eric Almeida

Acorda Cidade

A noite de abertura do XIX Festival de Música Instrumental da Bahia, no próximo dia 26 de junho, quinta-feira, será marcada por três grandes apresentações, diversificando entre o erudito e o popular, num mosaico de sonoridades para encantar o público da Sala Principal do Teatro Castro Alves: como convidados especiais, dois artistas de São Paulo premiados e consagrados internacionalmente, o violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti, com o show inédito do CD “Comum de Dois”.

Também sobe ao palco a Orquestra de Violões da Universidade Federal da Bahia, sob a direção do professor Robson Barreto, como parte das homenagens aos 60 anos de fundação da Escola de Música da Ufba. Mais uma atração será o saxofonista e arranjador Eric Almeida, que já atuou com alguns dos mais famosos nomes da música baiana, e agora parte para lançar o primeiro CD autoral. A programação começa às 20 horas, e os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

O Festival, que tem curadoria do maestro Zeca Freitas e do pianista e ator Fernando Marinho, é uma realização da Associação Instrumental da Bahia, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia. Produção da Mil Produções, os detalhes e todas as atrações estão no site www.festivalinstrumental.com.br

DUO Toninho Ferragutti e Marco Pereira – Dentre as melhores tradições da música popular brasileira estão, sem dúvida, o violão e o acordeão, com seus timbres que se ajustam perfeitamente em harmonias claras e profundas. O violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti, músicos de carreiras consagradas no Brasil e no exterior, com importantes prêmios, iniciaram esse encontro mágico em 2013, na Oficina de Música de Curitiba, quando convidados a fazer uma apresentação em duo, o que nunca havia acontecido. Na sequência, vieram vários shows, e o registro desse trabalho inédito está na gravação do CD “Comum de Dois”. A magnificência e a exuberância da linguagem instrumental, que esses dois grandes músicos tão bem demonstram, “mais do que um encontro fortuito, trata-se de um trabalho amarrado com swingue e lirismo feito por dois virtuoses. Esse duo reúne controle e risco na medida certa – a da poesia.” (Sidney Molina – crítico, educador e violonista).

Orquestra de Violões da Ufba- Foi fundada em 2010 pelo professor Ricardo Campanogara de Mello, como um projeto de extensão permanente da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, a Orquestra de Violões é coordenada pelo professor Robson Barreto, e destaca-se pela excelência de seus integrantes/concertistas, o que é fundamental para a escolha do repertório. Os concertos para solistas e orquestra são adaptados para essa formação pelos professores e alunos em projetos de pesquisa no âmbito da Escola. Entre as peças do rico repertório estão o Pequeno Concerto para Violão e Orquestra de Villa-Lobos, Concerto em Ré maior para Violão e Orquestra de Mario Castelnuevo Tedesco, e Concerto para 2 Bandolins e Orquestra de Cordas de Antonio Vivaldi. A Orquestra de Violões tem se apresentado em diversos eventos da UFBA e em outras instituições.

Eric Almeida – Saxofonista, diretor musical e arranjador, começou seus estudos musicais na ONG Aldeias Infantis S.O.S. Brasil. Tocou e gravou com diversos artistas baianos como Jammil, Chiclete com Banana, Ara Ketu, Netinho, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor e Banda Eva. No cenário instrumental, Eric tocou com Sambone Pagode Orquestra, Orquestra do maestro Zeca Freitas, Orkestra Rumpilezz, Luciano Calazans, Joel Moncorvo, Beto Martins e outros. É músico representante da marca Powerclick e tem um projeto de arranjo e gravação de instrumentos de sopro denominado Casa do Naipe. O músico está também em fase de lançamento de “Lugar Comum”, seu primeiro CD autoral, que será apresentado numa prévia neste Festival.

 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários