Cultura

Dupla de Pernambuco vence o 39º Festival de Violeiros de Feira de Santana

O evento que foi realizado no auditório do Cuca-Centro Universitário de Cultura e Arte reuniu cinco duplas de violeiros.

Ney Silva

A dupla Galego da Viola e João Bezerra, que mora em Pernambuco, foi a primeira colocada no 39ª Festival de Violeiros do Nordeste, ocorrido na noite do último sábado (19). O evento que foi realizado no auditório do Cuca-Centro Universitário de Cultura e Arte reuniu cinco duplas de violeiros. Dezenas de pessoas prestigiaram o festival.


 
O violeiro João Bezerra estava satisfeito com o festival. Ele reconheceu o esforço dos organizadores em manter a tradição de realizar o evento. " Sem dúvida alguma esse é um grande evento em prol da nossa cultura. Nos doamos por inteiro porque o festival valoriza a nossa cultura", disse.


 
O repentista e cordelista Bule-Bule, que há dez anos apresenta o festival e participa do evento desde a primeira edição em 1974, estava muito feliz. Ele informou que atualmente existe uma preocupação dos violeiros e trovadores sobre a revelação de novos talentos que vem ocorrendo em alguns estados do Nordeste, mas que na Bahia de forma muito rara. " Estamos querendo que os jovens assumam nosso lugar. Mas infelizmente, enquanto em outros estados isso ocorre de forma mais intensa, na Bahia são poucos os que querem ser cantadores", afirma.


 
José Crispim Ramos, o Caboclinho, que organiza o festival, disse que a partir de agora já começa a pensar na 40ª edição. Ele informou que a poesia da Literatura de Cordel e o repente feito pelos violeiros e trovadores vem sendo divulgado durante todo o ano. " As escolas sempre estão nos convidando para falar dessa arte e não cobramos nada", revelou.
 
As duplas de violeiros foram classificadas de acordo com a pontuação. A primeira colocada foi João Bezerra e Galego da Viola, com 61 pontos, seguida de Mocinha de Passira e Vem Vem, com 60 pontos. A 3ª colocação ficou com Paraíba da Viola e David Ferreira, com 59,5 pontos; Gilberto e Noel Calixto, com 54 pontos, ficou em 4ª lugar, e a dupla Nadinho e Antonio Maracujá de Riachão do Jacuípe, que obteve 48,5 pontos, foi a 5ª colocada.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários