Acorda Cidade
Mais do que um ritmo musical, o forró envolve hábitos, comportamentos, costumes e tradições. Para celebrar a força do arrasta-pé na cultura nordestina, a Unifacs realiza nesta quinta-feira (18), em seu canal no instagram @universidadesalvador a live “A cultura do forró para além da música e da dança”.
Quem participa do bate-papo é o bacharel em Direito, professor de Inglês e professor de forró com experiência internacional, Rômulo Borges. Nascido em Salvador e criado em Camacã, no sul da Bahia, desde cedo teve contato com o forró e defende o ensino desse gênero associado à cultura do qual faz parte.
“Quando falamos para além da música e da dança, queremos mostrar os aspectos do folclore nordestino associado ao forró, como a culinária, o vestuário e até mesmo a língua”, destaca Rômulo. Ele acrescenta ainda que as aulas de forró são importantes para apresentar tais aspectos e que os professores devem ser embaixadores dessa cultura.
A transmissão faz parte do projeto “Fique em Casa. Vai ter vibe!”, criado pela Unifacs para ajudar as pessoas a lidarem com os efeitos do distanciamento social em meio à pandemia. A cada semana, o público pode conferir uma nova live no instagram da universidade. Entre os temas já abordados, estão inteligência emocional, vida artística e formas de reinvenção na quarentena.