Agenda Cultural

'Conto em Cena - 10 anos' acontece nos dias 17 e 18 de maio em Feira de Santana

O nome do espetáculo já sugere a intenção estética do novo espetáculo: Nelson em Jogo.

Acorda Cidade

Em comemoração aos 10 anos de existência, em 2019, o Grupo Conto em Cena estreia seu mais novo espetáculo Nelson em Jogo.

Em 2009, a partir de um curso específico de teatro físico, o grupo montou o seu primeiro conto Noiva da Morte, de Nelson Rodrigues e, no ano seguinte, o segundo do mesmo autor, O Justo. Esses dois contos ao longo desse tempo vêm sendo apresentados juntos, com intervalo de 10 minutos entre um conto e outro.

O formato desses espetáculos, por terem sidos os primeiros, uma vez que o Grupo estava em construção de seu caminho estético, não estavam de acordo com os demais espetáculos montados, pois, as outras peças teatrais do Conto em Cena – A Cartomante, de Machado de Assis; Amor, de Clarice Lispector e; Matraga, de Guimarães Rosa – trilharam caminhos estéticos diferentes. Devido a essa necessidade, a de colocar nossos primeiros espetáculos na mesma formatação que os demais e, imprimir neles também a marca do Grupo é que estão sendo remontados os espetáculos Noiva da Morte e O Justo.

As histórias falam de um contexto localizado na década de 1950, na qual a sociedade brasileira tinha todo um comportamento específico na época e, demostrado através das histórias rodriguianas. Nos dois contos montados pelo grupo é abordada discussão de gênero – Noiva da Morte – e, abuso sexual na família – em O Justo.

Então, o primeiro, conta a história de Alipinho, um menino de classe média, que fora sempre tratado com delicadeza e ensinado por sua mãe de que o homem não precisa ser rude. Discordando do discurso da mãe, o pai – que ficara doente pouco antes de morrer – faz com que o médico da família o prometa que irá fazer Alipinho se casar. Com o desejo de satisfazer seu ego, o médico usa de todas as artimanhas necessárias para conseguir realizar o desejo do pai do menino. Essa montagem traz a tona todo o ambiente familiar do período de 1950, colocando a vista os valores que eram tão sustentados pela sociedade desse período.

E no segundo, é a vez da história de Isaurinha, moça agregada da família, que aparece grávida. A notícia cai como uma bomba sobre a tradicional casa, na qual a figura patriarcal, déspota e autoritário de Sr. Clementino passa a desconfiar dos genros e filhos. Entre conflitos e suspeitas, a vítima aponta Jucá, filho solteiro, como o responsável pela sua gravidez. Na intenção de reafirmar a sua postura de chefe e manter os valores familiares que ele tanto defende, o pai faz com que os dois se casem. Nas núpcias, segredos serão revelados capazes de questionar a moral desta família.

As duas histórias continuarão sendo contadas, entretanto, o foco dessa remontagem é o autor: Nelson Rodrigues. Através desse espetáculo, será discutido o jogo psicológico do autor. A partir das histórias e dos personagens, abordaremos como Nelson Rodrigues enxergava a sociedade da qual ele fazia parte e todas as mazelas que, em sua maioria, eram veladas por um conjunto de pessoas que preferiam a hipocrisia que a verdade. Essa “verdade” aparece nos textos e nos personagens que o autor construiu de maneira precisa e ampla.

Dessa forma, o nome do espetáculo já sugere a intenção estética do novo espetáculo: Nelson em Jogo. Pois, será ele a ser colocado na mesa, para que o público entenda melhor a contextualização de sua obra. No elenco: Elidiane Souza, Leyde Alencar, Monica Cruz, Tereza Guimarães, Lion Guimarães, Welber Oliveira, Anibal Bastos, Fernando Souza e direção de Geovane Mascarenhas.

Serviço:
Espetáculo: Nelson em jogo
Local: Teatro Cuca
Data: 17 e 18 de maio
Valor: 30,00(inteira) 15,00 (meia)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários