Acorda Cidade
Casa de Marimbondo é o novo lançamento do Clube de Patifes. Veterano da cena de Feira de Santana, o Clube tem dezessete anos de histórias e um envolvimento antigo com a cultura alternativa do Nordeste.
Um legado construído com persistência, a banda chega a 2016 com o trabalho inédito Casa de Marimbondo, quarto álbum de carreira, e mais um sonho concretizado. O disco é fruto de um longo e dedicado processo de composição e resulta numa sonoridade própria, conquistada com personalidade e audácia. O misturar da guitarra chorosa do blues com levadas rítmicas de estilos brasileiros como a chula e as batidas do samba de roda é só um dos diferenciais da personalidade do Clube de Patifes.
Plural no estilo e na proposta, o álbum pode servir de trilha para uma grande festa ou para suspirar junto nas composições de amor dolorido. Um trabalho de esmero, a produção de Casa de Marimbondo, assinada por André T., produtor de cacife elevado, é detalhada, cuidadosa e tem valor tanto pela qualidade quanto pela quantidade de parceiros envolvidos: o grande Luiz Caldas, precursor do Axé, na guitarra da faixa “Hey Mama”; o naipe de metais da big band instrumental IFÁ Afrobeat em “Voodoo; Du Txai (Cascadura) somando nos backing vocals de “Cavalo de Troia”; o clarinetista Ivan Sacerdote acrescentando sentimentalismo à excelente “2 de Novembro”, que também tem Danny Nascimento nos vocais; atabaques e outros toques percussivos por Tata Faraunguê e muitos outros detalhes perceptíveis com uma audição atenciosa provam que as experimentações são campo de pesquisa constante para o grupo.
Esteticamente, a banda cunhou o termo Candomblues para definir seu estilo: a raiz do blues com a raiz da música baiana, derivada dos ritmos africanos e sertanejos. Uma soma com resultados únicos, exatamente como a música composta pelo Clube de Patifes.
Originalmente um trio, com Pablues Casa Pronta (vocais, gaita e guitarra 12 cordas), Joílson Santos (baixo) e Paulo de Tarso (bateria), ao vivo o grupo recebe o reforço de Luyd Andrade e Rodrigo Borges, ambos na guitarra, e do trombonista Kinho Bone.
Para celebrar o lançamento de “Casa de Marimbondo” o grupo faz um show de lançamento, no dia (15), no Offisina Music Lounge, em Feira de Santana e dia (16) em Serrinha no 788 Pub.
Serviço:
Clube de Patifes @ Offisina Music Lounge
Data: 15 de abril, a partir das 21h
Endereço: Rua Sabino Silva, 81 – Centro – Feira de Santana
Ingressos: R$ 20
Clube de Patifes @ 788 Pub
Data: 16 de abril, a partir das 18h30
Endereço: Astrogilda Guimarães, 35
Ingressos: Maiores informações: (75) 98 16-8737