Flipoços

Cláudia Gomes conquista 2º lugar na 3ª edição do Flipoços com o romance O Pequeno Príncipe Sertanejo

A obra, que encantou a curadoria do evento, reforça a força da literatura nordestina e a sensibilidade poética de Cláudia ao recriar.

leitores
Foto: Divulgação

A escritora feirense Cláudia Gomes acaba de conquistar o 2º lugar na premiação da 3ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), com o romance O Pequeno Príncipe Sertanejo. A obra, que encantou a curadoria do evento, reforça a força da literatura nordestina e a sensibilidade poética de Cláudia ao recriar, com olhar regional e afetuoso, um clássico universal.

     A autora estará presente na abertura oficial do festival, no dia 26 de abril, ao lado dos outros dois ganhadores, para receber a premiação em cerimônia especial que marca o início das comemorações pelos 20 anos do evento. Na ocasião, também acontecerá o lançamento oficial do livro O Pequeno Príncipe Sertanejo, com sessão de autógrafos e diálogo com os leitores na programação do festival.

     Este ano, o Flipoços tem como tema “Biografias: Celebrando a Vida Através do Tempo”, propondo uma imersão nas histórias que moldam a existência humana — passadas, presentes e futuras. Muito mais do que narrativas pessoais, o tema convida o público a refletir sobre experiências universais, afetos, memórias e transformações. A programação inclui mesas literárias, oficinas, lançamentos de livros e encontros que conectam autores, leitores e ideias que atravessam o tempo.

     Além de ser palco de uma maravilhosa festa dos livros, o Flipoços consolida Poços de Caldas como a Cidade Literária do Brasil, um polo cultural e criativo que irradia influência para mais de 100 cidades do Sul de Minas. O Festival e a Feira do Livro não apenas promovem a leitura e a literatura, mas também impulsionam o turismo, o comércio, a gastronomia e a economia criativa da região.

     Com uma programação diversificada, o Flipoços reunirá livros, leitores, autores, expositores e parceiros para celebrar a cultura e a criatividade. Este evento é um marco para a literatura brasileira e para Poços de Caldas, que continua a se destacar como referência em desenvolvimento regional e qualidade de vida.

     Após o sucesso da Vila Literária, inaugurada em 2024, o evento mantém sua alma mineira, valorizando o ritmo sereno do interior, com suas conversas demoradas, contemplação e a celebração de cada instante. Emocionada com o reconhecimento, Cláudia declarou:

   “Esse prêmio é uma travessia. Uma ponte entre o sertão e o mundo, entre o menino sonhador que habita meu livro e todos aqueles que ainda acreditam na delicadeza como forma de resistência. É também a celebração da cultura e dos costumes nordestinos, que ganham nova voz e sentido nesse diálogo afetuoso com a obra O Pequeno Príncipe.”

     Com O Pequeno Príncipe Sertanejo, Cláudia Gomes reafirma sua voz singular no cenário literário brasileiro — uma voz que brota do sertão com lirismo, crítica social e profundo amor pelas palavras. O reconhecimento nacional emociona seus leitores e enche de orgulho a cidade de Feira de Santana, que vê sua escritora ganhar novos horizontes sem perder as raízes.

A premiação também representa a valorização dos autores independentes e evidencia sua relevância na formação de leitores literários, ampliando o acesso à diversidade de vozes, estilos e experiências que compõem o mosaico da literatura brasileira contemporânea. A obra, que será lançada oficialmente durante o Flipoços, também terá lançamento na Bahia em breve, celebrando o reencontro com o público do seu território de origem. Estamos todos ansiosos para lermos esse livro que promete alcançar muitos leitores.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários