Cultura
Celebração das Culturas do Sertão neste domingo no Amélio Amorim
Confira a programação das rodas de conversa. A entrada será gratuita.
Acorda Cidade
A “Celebração das Culturas do Sertão”, evento a ser promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) em parceria com a Prefeitura Municipal entre domingo (6) e quarta-feira (9), tem recebido um amplo apoio de várias secretarias municipais na divulgação e promoção do evento.
Uma das repartições envolvidas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), vai disponibilizar o Parque de Exposição João Martins da Silva para acomodar os vaqueiros e animais a partir deste sábado (5), além de oferecer alimentação e água aos cavalos.
A solenidade de abertura do encontro vai acontecer em Salvador, no Teatro Castro Alves, neste sábado, e contará com um espetáculo musical. No dia seguinte, este domingo, às 9 horas, quando o evento será aberto em Feira de Santana, haverá um cortejo de vaqueiros encourados, oriundos de vários municípios, para marcar o reconhecimento do ofício do vaqueiro como patrimônio cultural.
Segundo o secretário da Seagri, Ozeny Moraes, os vaqueiros também vão contar com segurança por todo o cortejo. “Estamos dispostos a apoiar este evento da melhor forma, oferecendo a logística necessária para que a ‘Celebração das Culturas do Sertão’ seja um sucesso”, disse.
Já a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está convidando professores de História e Artes, e estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) para participarem do encontro. “É a primeira vez que temos um evento para ressaltar as culturas do sertão em Feira de Santana. Portanto, todos devem marcar presença, embora exista um público alvo nas escolas”, destaca o secretário José Raimundo Pereira.
O evento também terá o apoio das Secretarias Municipais de Serviços Públicos (Sesp); Transportes e Trânsito (SMTT); Cultura, Esporte e Lazer (Secel); e Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec).
PROGRAMAÇÃO – RODAS DE CONVERSA
Temas:
1) IDENTIDADES SERTANEJAS (Coordenação da Roda: Cláudia Vasconcelos – UNEB)
1.1 – Índios e os Sertões – Prof Dr. Juracy Marques (UNEB – Juazeiro) e um representante da tribo indígena Tuxá de Paulo Afonso
1.2 – Religiosidade africana no Sertão – Profa Ms. Íris Verena Oliveira (UNEB – Conceição do Coité) e um representante da Federação do Culto Afro-brasileiro de Feira de Santana
1.3 – Gênero e masculinidades nos Sertões – Profa Ms. Vânia Nara Vasconcelos (UNEB – Sto Antônio de Jesus)
2) UM OUTRO SERTÃO POSSÍVEL: Cultura de Convivência com o Semi-Árido (Coordenação da Roda: Maria Ribeiro – SECULT)
2.1 – Experiências de Agricultura orgânica familiar e questão das Águas – Instituto de Permacultura/Escola Umbuzeiro (Jacobina), MOC – Movimento de Organização Comunitária (Feira de Santana) e IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Curaçá)
2.3 – Educação para o Semi-árido: RESAB – Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro
3) CULTURAS TRADICIONAIS DOS SERTÕES (Coordenação da Roda: Daniela Matos – SECULT)
3.1 – Medicinas Populares e Terapias Integrativas – Profa Ms. Daniela Martins (UNEB -Serrinha) e Ester Araújo (terapeuta holística / Casa de Repouso Jacobina)
3.2 – O “TOM” DA INFÂNCIA EM SERRINHA: 100 anos de Música Tradicional da Infância em um município do Sertão da Bahia – Dra Lydia Hortélio e uma brincante do interior
3.3 – Sertão e patrimônio cultural: os vaqueiros da Bahia – Washington Queiroz (Conselheiro Nacional de Cultura), um vaqueiro e Prof Dr Elder Maia (UFAL – Universidade Federal de Alagoas)
4) O SERTÃO NO MUNDO (Coordenação da Roda: Gislene Moreira – UNEB)
4.1 – Os Sertões articulados em rede – Rede Ser-Tão – Brasil, Pontos de Cultura da Bahia e ASA – Articulação para o Semi-árido
4.2 – O Sertão e os meios de comunicação – Rádio comunitária de Santa Luz (Edisvânio Nascimento) e Josias Píres (Bahia Singular e Plural)
4.3 – Cinema no Sertão: Desafios da inclusão sociodigital – Rogério Luiz Silva (Prof UESB – Vitória da Conquista) e Marcelo Rabello (cineasta)
A entrada será gratutita.
Com informações da Secom.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes