Daniela Cardoso
Em comemoração ao Dia Internacional do Coração, que é lembrado no sábado (29), o incárdio (Instituto do Coração de Feira de Santana) realiza no domingo (30) a Caminhada do Coração. Com concentração as 8h no estacionamento do Incárdio, anexo a Santa Casa, a caminhada deve contar com cerca de 700 participantes. O percurso será de três quilômetros na Avenida Maria Quitéria.
De acordo com o cirurgião cardiovascular, André Guimarães, os participantes da caminhada são pacientes que já fizeram a cirurgia cardíaca e que passaram por avaliação médica.
“Essa ideia surgiu para mostrar a importância do exercício físico para pacientes que tenham doenças e mostrando também a importância da mudança do estilo de vida para a prevenção da doença cardiovascular”, destacou.
O cirurgião cardiovascular, André Guimarães explicou ainda que as doenças cardíacas são multifatoriais e destacou a importância de um estilo de vida saudável na prevenção dessas doenças.
“O nosso próprio envelhecer, fatores genéticos, ou seja, o que herdamos dos nossos pais, hábitos de vida ruins, como, por exemplo, o tabagismo, uma alimentação inadequada, o sedentarismo, o estresse, essas são as principais causas, que juntas podem causar as doenças cardiovasculares”.