“Com fé e amor, estamos a anunciar, treze dias de festa; Salve Sant’ Ana, Padroeira do lugar”. Com esta antiga marchinha de autoria do maestro Tuta, o Centro Universitário de Cultura e arte (Cuca), vai animar as ruas do centro de Feira de Santana, dia 11 de julho, na quarta edição do Bando Anunciador da Festa de Santana, padroeira da cidade. O bando, uma das mais expressivas manifestações da cultura popular feirense, reúne mascarados, bloco dos sujos, cabeçorras e um grande número de populares que percorrem as principais ruas da cidade ao som de zabumba e do espocar de fogos de artifício.
Antecedendo o evento, que já se consolidou como uma das mais importantes manifestações populares de Feira de Santana haverá mesa redonda no dia 8, uma quinta-feira, a partir das 19 horas, no teatro do Cuca, sobre “O Bando Anunciador da Festa de Santana: outras vivências”, reunindo os jornalistas Paulo Norberto dos Anjos e Adilson Simas, além de representantes da família Belmonte. Com isso, a idéia do Cuca é dar ao evento um significado mais amplo, transformando-o em mote para uma discussão sobre a cidade, seus valores e identidade cultural. Ainda nessa noite será escolhida a Rainha do Bando 2010, e aberta a exposição fotográfica “O Bando Anunciador: registro iconográfico 2009”, com trabalhos de Juraci Dórea, Aldo Lima, Ghuto Cordeiro e do Clube de Fotografia Gerson Bullos.
O Bando Anunciador da Festa de Santana tem desfile marcado para o domingo, com saída do Cuca, às 7 horas da manhã. Percorrerá a rua Conselheiro Franco (antiga rua Direita), passando pela Igreja dos Remédios, praça Fróes da Mota, retornando pela rua Conselheiro Franco, praça da Bandeira rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó, praça da Matriz, encerrando o cortejo no Cuca. As informações são da Ascom/Uefs.