Milena Brandão
O Bando Anunciador de Sant’Ana, uma tradição retomada em 2007, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), acontece neste domingo (8), às 7h da manhã.
Esse ano, a concentração foi alterada para a Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz). “Por questões de logística, aqui tem muitas barracas, ambulantes, então ficava muito apertado em frente ao Cuca e lá é mais aberto”, explicou Vandson Nascimento, coordenador do Bando.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O roteiro inclui saída pela rua Conselheiro Franco até a Igreja dos Remédios, Senhor dos Passos, Getúlio Vargas, Marechal Deodoro, Beco do Mocó e rua Santana indo até a área externa da Catedral, incluindo o Coreto.
Como parte dos festejos em homenagem à padroeira de Feira, vem se caracterizando pela espontaneidade dos participantes que acolheram a proposta do resgate histórico e cultural do evento.
Mesa Redonda e Escolha da Rainha
Embora o cortejo aconteça no domingo, a festa já começou antes. Na quinta-feira (5), no Cuca, foi escolhida a rainha do Bando Anunciador 2018. Tatiana Cardoso ficou com o título, entre as 13 competidoras.
Na oportunidade, também foi realizada uma mesa redonda com tema com o tema “Para onde vai o Bando? – Desafios e Perspectivas para o Futuro do Bando Anunciador!”.
Segundo Vandson Nascimento, a escolha do tema foi motivada pelo crescimento do bando. A festa foi crescendo e nós ficamos nos perguntando “Para onde vai? Quem patrocina? Quem controla a festa?”, como é uma festa da cultura, do cenário municipal, então todo mundo tem que abraçar, a prefeitura municipal, o governo do Estado, o cuca, a uefs. A questão é envolver todas as pessoas e entender a importância dessa festa.
Com informações do repórter Ed Santos, do Acorda Cidade