Cultura

Bando Anunciador arrastou uma multidão na manhã deste domingo

Segundo a coordenadora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Rosa Eugênia Vilas Boas, a passagem do bando este ano superou a do ano passado.

Laiane Cruz

Milhares de pessoas desfilaram na manhã deste domingo (19) durante a passagem do Bando Anunciador 2015, que está em sua nona edição. O cortejo saiu da frente do Cuca, passando pela Igreja dos Remédios, Avenida Senhor dos Passos, Getúlio Vargas, Marechal Deodoro, Beco do Mocó, retornando ao Cuca.

A coordenadora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Rosa Eugênia Vilas Boas, afirmou que a passagem do bando este ano superou a de 2014. “Eu estou encantada com a mobilização do povo. A gente só precisou fazer pouca coisa em termos de estrutura. Grupos familiares aqui, algumas manifestações, que aproveitaram a festa, se alegraram e expressaram suas opiniões. Foi muito lindo”, elogiou.

O participante Raimundo Barbosa Lima, mais conhecido como ‘Cumpadinho’, morador do Beco do Mocó há 73 anos, comercializa bebidas como Jatobá e catuaba. O comerciante distribuiu um balde de cachaça durante a festa, segundo ele, para combater a chikungunya e a dengue.

O industriário Simar Tavares participa do cortejo desde 2007, quando tudo começou. “É uma festa, cada um se caracteriza da maneira que acha melhor. Realmente no momento em que vivemos de violência, isso tem que ser registrado para mostrar aos homens”, avaliou.

A rainha do Bando Anunciador 2015, Irá Soares, disse que ficou muito feliz por ser eleita. “O bando anunciador é a cultura de Feira de Santana, e a majestade dessa festa realmente é inexplicável. O que chamou mais atenção foi a diversão do povo e a diversão cultural”, afirmou.

A cantora Célia Zain homenageou este ano o promotor de eventos Christy Helmayd, que foi assassinado no dia 8 de junho em um bar da cidade, enquanto assistia televisão. “É uma forma de não deixar a memória de Christy morrer, pelo que ele fez por Feira de Santana e nossa cultura. A maneira de aliviar essa dor é homenageá-lo. Esse é um dia que ele nunca faltou e sempre me ajudou na escolha da rainha. A gente tá aqui, mas a gente tá sentido pela falta de Cris”, declarou.
 

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro Nascimento, informou que a festa contou com o apoio financeiro da prefeitura e de outros parceiros, para que efetivamente pudesse acontecer. “Mais um ano de uma festa muito bonita, pessoas com crianças, casais, famílias inteiras presentes”, elogiou.

De acordo com ele, a Uefs está contenção de despesas, e eventos como o Festival de Sanfoneiros e Caminhada do Folclore foram suspensos em 2015. “Não foi uma decisão fácil, nós sabemos da importância desses eventos para a cidade, mas nós estamos com uma redução do orçamento desse ano para custeio e suspendemos essas atividades”, esclareceu.

Ainda segundo o reitor, o deputado estadual Zé Neto está tentando conseguir uma verba junto ao estado, e caso isso aconteça esses dois eventos devem ser reprogramados para acontecer ainda este ano.
 

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários