Acorda Cidade
A Bahia é homenageada pelo ex-beatle Paul McCartney no videoclipe da faixa “Back in Brazil” do seu novo disco, "Egypt Station”. Lançada com o clipe que reúne imagens de Salvador e da apresentação do músico britânico na Arena Fonte Nova, em outubro de 2017, a faixa mescla música eletrônica com bossa nova.
A protagonista no vídeo é Yasmin, fã que subiu ao palco durante o espetáculo de Paul MacCartney em Salvador. Na ocasião, a atriz foi convidada para subir ao palco e dançou com o cantor sem que o público soubesse que havia sido combinado. Pontos turísticos da capital baiana também são apresentados, com ênfase no Pelourinho e seu casario colonial, cenário que anteriormente encantara astros como Michael Jackson e Paul Simon.
Quase um ano depois do espetáculo que levou 45 mil pessoas à Fonte Nova – parcela significativa de público vinda de outros estados -, a Bahia ganha visibilidade com o clipe de Paul MacCartney. “Demonstra o acerto da política de atração de grandes eventos internacionais”, afirmou o secretário estadual do Turismo, José Alves.
A produção
O clipe foi lançado na última sexta-feira (07) em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. O publicitário baiano, Vico Barbosa, foi um dos produtores do vídeo e há quase um ano mantinha sua gravação em sigilo, “como parte da estratégia”, segundo ele. Vico foi convidado pela equipe de Paul antes da vinda do artista para o show em Salvador em 2017 e todos os passos da gravação tiveram a provação do artista britânico.
“O desafio era grande, tornar o projeto possível, em pouco tempo e em total sigilo até o seu lançamento. Confesso que trabalhar com a produção desse grande ídolo, que é trilha sonora de tantas pessoas pelo mundo e também minha, marcou a minha vida”, diz Vico.
O clipe conta a história de um casal que se conhece no Pelourinho e depois de passear em pontos históricos da cidade, como Santo Antônio Além do Carmo, praia de Tubarão e Gamboa, marcam para irem juntos ao show de Paul na Arena Fonte Nova.
O publicitário baiano no meio da produção aceitou o desafio do diretor Charlie Lightening e atuou em uma das cenas do clipe, “tudo para que o projeto saísse como a vontade do diretor, mas a minha carreira mesmo é como produtor e publicitário” se divertem.
Esse não é o primeiro trabalho internacional de Vico Barbosa, que esse ano ganhou três leões em Cannes.