Cultura

Ator feirense é selecionado para oficina nacional de elaboração de projetos do Ministério da Cultura

A Oficina tem como objetivo subsidiar a construção de políticas culturais para os Povos Tradicionais de Terreiros com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições, reconhecendo seus ritos, mitologias, simbologias e expressões artístico-culturais, a partir de reflexões e debates sobre suas práticas.

Acorda Cidade

O ator, diretor, produtor teatral Márcio Sherrer, estará representando Feira de Santana na I Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiros, que acontecerá de 27 a 30 de novembro de 2011, na cidade de São Luiz, Maranhão.

Adepto do Candomblé, Sherrer  é Chefe da Divisão de Artes Cênicas, Música e Áudio Visual e Diretor do Teatro Municipal Margarida Ribeiro. A escolha do nome se deu através de processo seletivo da  Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) voltado a representantes dos Povos Tradicionais de Terreiros, Gestores Públicos, Acadêmicos, Representantes de Movimentos Sociais e entidades afins. Onde o mesmo se enquadra em todas as categorias, além de artista também é adepto iniciado no templo de religião de matriz africana Ilê Axé Oba Kiossô, nação ketu e que tem como sua sacerdotisa a matriarca Iyalorixá Hilda de Ayrá, carinhosamente conhecida como Mãe Hilda, onde nesse evento também estará representando a mesma e seu axé.

Foram selecionados em todo o país 140 Representantes de Lideranças de Povos de Terreiros do Brasil, 50 Gestores Públicos e 35 representantes dos Movimentos Sociais/ ONGs/ Acadêmicos através de currículo, histórico de atividades desenvolvidas na área e indicação da liderança do terreiro em que é membro, que é o caso. Durante três dias, as pessoas presentes à Oficina terão a oportunidade de participar de debates nos Grupos de Trabalho – GTs, participar de oficinas e espaços de convivências, num processo intensivo de construção coletiva de subsídios para elaboração de uma política pública de cultura para os Povos Tradicionais de Terreiros, que se dará por meio das plenárias.

Fazendo parte das comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes a  Oficina será realizada pela SCC/MinC em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – todos vinculados ao Ministério da Cultura (MinC) -, além da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão (SECMA) e da Secretaria Estadual de Igualdade Racial do Maranhão/SEIR/MA, contando, ainda, com o apoio local da Prefeitura de São Luis, representada pela FUNC/MA, da Rede Nacional de Religiosidade Afrobrasileira e Saúde/MA e da Federação de Umbanda do Maranhão.

Estarão presentes representantes do MinC, além de artistas do Brasil, da Nigéria, Estados Unidos e República do Benin.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários