Cultura

Artista feirense expõe instrumentos musicais feitos com material reciclado

Os instrumentos do músico Zé das Congas (José Pereira dos Santos) têm sido apresentados em exposições no Brasil, Argentina, Portugal e França.

Acorda Cidade

“A repercussão do som” é a exposição do artista feirense das Congas que está em cartaz até o dia 31 de maio, no Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). 
 
A mostra apresenta instrumentos de percussão confeccionados pelo próprio músico, em seu ateliê, no bairro da Rua Nova, Feira de Santana. Muitos são resultados de experimentos e/ou de oficinas realizadas pelo Projeto Cultural que leva o seu nome, com objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e valorizar ritmos de matrizes africanas.
 
Além dos instrumentos de percussão, estão expostos na sala de exposições temporárias do Museu Casa do Sertão instrumentos musicais produzidos a partir do aproveitamento de materiais que variam desde restos de árvores a tampas de garrafas pets, que combinados produzem sons diversos e inusitados.
 
Os instrumentos do músico das Congas (José Pereira dos Santos) têm sido apresentados em exposições no Brasil, Argentina, Portugal e França. No seu repertório de criações destaca-se o “berimbau do futuro” ou “berimbaça”, feito com duas cordas e tarraxas de violão, uma cúpula de alumínio, uma mídia de CD e estrutura de compensado.
 
Oficina
 
A exposição é promovida pelo Centro de Estudos Feirenses e integra a programação nacional da 11ª Semana de Museus que acontece entre os dias 13 a 19 de maio com o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”.
 
Sexta-feira (17),  a partir das 8h30, das Congas realiza oficina no Museu Casa do Sertão para 20 estudantes do Centro de Educação Básica da Uefs. A oficina será ministrada com instrumentos do artista.
 
O Museu Casa do Sertão está localizado no campus da Uefs (avenida Transnordestina, bairro Novo Horizonte.  A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 8h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h30. Os agendamentos podem ser solicitados pelo telefone (75) 3161-8099 ou pelo e-mail [email protected].
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários