Acorda Cidade
Cultura
Artista feirense expõe instrumentos musicais feitos com material reciclado
Os instrumentos do músico Zé das Congas (José Pereira dos Santos) têm sido apresentados em exposições no Brasil, Argentina, Portugal e França.
“A repercussão do som” é a exposição do artista feirense Zé das Congas que está em cartaz até o dia 31 de maio, no Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
A mostra apresenta instrumentos de percussão confeccionados pelo próprio músico, em seu ateliê, no bairro da Rua Nova, Feira de Santana. Muitos são resultados de experimentos e/ou de oficinas realizadas pelo Projeto Cultural que leva o seu nome, com objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e valorizar ritmos de matrizes africanas.
Além dos instrumentos de percussão, estão expostos na sala de exposições temporárias do Museu Casa do Sertão instrumentos musicais produzidos a partir do aproveitamento de materiais que variam desde restos de árvores a tampas de garrafas pets, que combinados produzem sons diversos e inusitados.
Os instrumentos do músico Zé das Congas (José Pereira dos Santos) têm sido apresentados em exposições no Brasil, Argentina, Portugal e França. No seu repertório de criações destaca-se o “berimbau do futuro” ou “berimbaça”, feito com duas cordas e tarraxas de violão, uma cúpula de alumínio, uma mídia de CD e estrutura de compensado.
Oficina
A exposição é promovida pelo Centro de Estudos Feirenses e integra a programação nacional da 11ª Semana de Museus que acontece entre os dias 13 a 19 de maio com o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”.
Sexta-feira (17), a partir das 8h30, Zé das Congas realiza oficina no Museu Casa do Sertão para 20 estudantes do Centro de Educação Básica da Uefs. A oficina será ministrada com instrumentos do artista.
O Museu Casa do Sertão está localizado no campus da Uefs (avenida Transnordestina, bairro Novo Horizonte. A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 8h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h30. Os agendamentos podem ser solicitados pelo telefone (75) 3161-8099 ou pelo e-mail [email protected].
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes