Animação do Bando Anunciador atrai cerca de 5 mil pessoas para as ruas de Feira de Santana
O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana foi realizado pela primeira vez em 2007, numa iniciativa da Uefs, de resgatar a festa extinta em 1987 pela Igreja Católica.
Venha só, ou em bando! Com este lema, o Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana atraiu cerca de cinco mil pessoas na manhã deste domingo (7) no centro comercial de Feira de Santana. A estimativa foi divulgada pela diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Celismara Gomes.
Ao som de instrumentos e com a alegria de muitas cores, as pessoas se divertiram, muitas delas fantasiadas, durante todo o percurso de um dos eventos culturais mais tradicionais da cidade.
O desfile começou em frente ao Cuca, na rua Conselheiro Franco, e seguiu em direção à Praça Fróes da Mota, retornando pelas avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, partindo para as ruas Marechal Deodoro e Beco do Mocó, encerrando na Praça da Matriz, com a abertura dos portões da Catedral.
De acordo com Celismara, além de pessoas de diversos bairros e distritos de Feira de Santana, pessoas de outras cidades vieram prestigiar o evento. Ela observa que a cada ano cresce o número de participantes do Bando Anunciador e, durante entrevista ao Acorda Cidade, ressaltou que o movimento precisa de apoio de outras instituições para garantir a permanência da cultura popular, que apesar de ser muito efervescente em Feira de Santana, deve ser cada vez mais fomentada.
“Esse evento não é só do Cuca e da Universidade Estadual de Feira de Santana [Uefs]. É da comunidade feirense. É um movimento espontâneo que representa nossa cultura, saindo pelas ruas há muitos anos com pessoas protestando e mostrando suas necessidades com muita alegria e de forma muito pacífica”, disse a coordenadora.
O desfile foi comandado pela rainha Jurema Lívia Gonçalves Lira, dançarina do grupo Outros Baianos, que concorreu e ganhou o título com o artístico “Fechação”, e pela princesa Joicinara Santos Silva, cantora e também dançarina, estudante da Escola Edelvira Oliveira, e integrante da quadrilha Renovação do Forró.
O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana foi realizado pela primeira vez em 2007, numa iniciativa da Uefs, de resgatar a festa extinta em 1987 pela Igreja Católica. Era a parte profana que antecipava as comemorações e homenagens a Senhora Santana, padroeira da cidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade