Acorda Cidade
No calendário, ainda faltam alguns meses para a chegada oficial do verão, mas as altas temperaturas já começaram a aparecer. Um bom motivo para comemorar o Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, com um delicioso picolé para driblar o calor.
E, que tal optar pelas versões caseiras e naturais? Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, picolés de frutas feitos em casa são escolhas saudáveis para os dias mais quentes, uma vez que ajudam a refrescar, hidratam o organismo e ainda fornecem boas quantidades de vitaminas e minerais.
“Quando comparamos com os sorvetes industrializados, as alternativas caseiras geralmente apresentam menos calorias e melhor teor de gorduras, principalmente quando consideramos o tipo de gordura encontrada nos convencionais”, explica Renata Guirau.
Além disso, as frutas utilizadas na elaboração dos picolés naturais proporcionam diversos nutrientes, como fibras, vitamina C, potássio e magnésio, importantes para garantir a saúde do corpo como um todo. Esses componentes proporcionam sensação de saciedade, fortalecem a imunidade, contribuem para a hidratação e melhoram o aspecto da pele, unhas e cabelos.
Práticos e fáceis de fazer, os picolés naturais não exigem muito na cozinha: basta utilizar uma ou mais frutas maduras e misturar com outro ingrediente líquido, como água de coco e leites vegetais.
“É possível ainda complementar o sabor e a textura do sorvete utilizando ingredientes variados, como cacau em pó, leite de coco, creme de leite, biomassa de banana verde e extrato de baunilha. Existem inúmeras possibilidades de combinações”, ressalta a nutricionista.
Para quem tem crianças em casa, reunir a família para o preparo dos picolés também é uma excelente atividade para incentivar os pequenos a aprenderem sobre os benefícios das frutas e suas diferentes formas de consumi-las.
Se você quer apostar na dica da nutricionista para afastar o calor de uma maneira mais saborosa e saudável, anote o passo a passo de seis receitas diferentes de sorvetes caseiros e naturais, que incluem ainda sugestões veganas e sem açúcar!
Picolé Tricolor (Opção vegana e sem açúcar)
Ingredientes
1 xícara de manga picada em cubos
1 xícara de morangos picados em cubos
1 xícara de kiwis picados em cubos
1 xícara de água de coco
Preparo:
1) Acomode as frutas em forminhas de picolé caseiro, fazendo camadas com as cores das frutas.
2) Acrescente a água de coco até completar o volume dos espaços que sobrarem nas forminhas.
3) Leve ao freezer por cerca de 2 horas e sirva em seguida.
Picolé cremoso (Opção vegana e sem açúcar)
1 xícara de banana nanica bem madura
1 xícara de morango
1 xícara de água de coco
Preparo: Bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé. Leve ao freezer por pelo menos 2 horas e sirva em seguida.
Pìcolé de coco
½ xícara de coco seco ralado
200 mL de leite de coco
200 mL de água de coco
4 col de sopa de açúcar mascavo
Preparo: bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé. Leve ao freezer por pelo menos 2 horas e sirva em seguida.
Sorbet de manga
2 xícaras de manga picada
100 mL de água
2 col de sopa de açúcar
1 col de café de gengibre ralado
2 claras em neve
Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 2 horas.
2) Retire e bata mais uma vez, apenas para a massa adquirir consistência mais cremosa.
3) Coloque em taças e sirva em seguida.
Sorbet de framboesa (Opção sem açúcar)
3 xícaras de framboesas congeladas
1 xícara de banana nanica bem madura congelada
3 col de sopa de mel
Preparo: bata tudo no liquidificador ou com a ajuda de um mixer, até formar uma massa cremosa. Coloque em taças e sirva em seguida.
Sorbet de abacate com cacau (Opção vegana e sem açúcar)
2 abacates médios picados e congelados
3 col de sopa de cacau em pó
½ xícara de água
Suco de 2 limões
Preparo: Bata tudo no liquidificador ou com a ajuda de um mixer, até formar uma massa cremosa. Coloque em taças e sirva em seguida.