Acorda Cidade
Um verdadeiro curinga. Esta pode ser a definição do trigo, que está presente na vida de quase toda a população. Por conta de sua versatilidade, o cereal se torna ingrediente indispensável em diversas preparações doces e salgadas. A Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M.Dias Branco, em parceria com a nutricionista Aretha Magalhães, da Equilibrium, consultoria de nutrição da marca, mostra a importância do cereal na alimentação.
De acordo com Aretha, o trigo é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. Após processado, quando passa pela moagem do grão de trigo no qual são retiradas a casca e o gérmen, o cereal se transforma em farinha e passa a ser usado em preparações doces e salgadas. “A principal função da farinha de trigo na alimentação é o fornecimento de energia por meio dos carboidratos”, ressalta a nutricionista.
Alimento universal, o trigo só deve sair da alimentação em caso de doença celíaca (1% da população), alergia às proteínas do cereal ou sensibilidade (6% da população). Dados apresentados, em 2016, pela Revista Britânica de Nutrição esclarecem que o consumo de trigo é seguro para pessoas saudáveis. “O cérebro e algumas células utilizam basicamente energia vinda da digestão dos carboidratos para realizar suas funções. Retirar a farinha de trigo do cardápio pode causar falta de disposição, além de dificultar a manutenção de uma alimentação saudável, causando desequilíbrio”, exemplifica Aretha.
O cultivo de trigo acompanha a história da humanidade e começou na Mesopotâmia, região entre o Egito e Iraque, há cerca de 10 mil anos. A invenção do pão data de 4.000 a.C. com a descoberta da fermentação pelos egípcios. Há dois mil anos os chineses descobriram o trigo e começaram a desenvolver farinhas, massas e pastéis. No século XV, chegou à América pelas mãos dos europeus.
No século XX o Brasil se transformou em um grande produtor de trigo. Hoje o alimento é altamente difundido em nossa cultura.
Aproveitando todas as dicas, a Finna sugere uma receita saborosa com farinha de trigo: Pão de Carne.
Confira o passo a passo:
Como fazer Pão de Carne
Ingredientes para a massa do Pão
1 kg de farinha de Trigo Finna Tipo 1
200g de açúcar
20g de sal
25g de fermento
30g de Margarina Puro Sabor
250g de parmesão
Leite para dar o ponto
3 Cebolas
Azeite
Passo a passo do Pão:
Passo 1 – Misture todos os ingredientes e por último coloque leite aos poucos até obter uma massa que desgrude da mão. Sovar a massa até que fique bem lisa.
Passo 2 – Pique 3 cebolas e leve ao fogo com azeite e uma colher de sopa de açúcar até caramelizar e ficar com uma coloração amarronzada.
Passo 3 – Faça bolinhas de 30g com a massa e recheie com um pouquinho da cebola caramelizada. Deixe descansar até dobrar de volume. Asse em 150 graus.
Ingredientes para Temperar a Carne
3 dentes de alho amassados
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
1 colher de sopa de azeite
500g de filé mignon
2 colheres de sopa de óleo
Passo a passo da Carne
Passo 1 – Bata no liquidificador o alho, o sal, a pimenta, e o azeite e passe essa mistura na carne. Deixe descansar por 15 minutos nesse tempero.
Passo 2 – Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite a peça inteira de carne dos dois lados, até ficar dourados por fora e sangrentos por dentro.
Passo 3 – Leve ao forno por 10 minutos. Corte em fatias bem finas. Espete a carne no pão. A carne deve ficar por cima do pão.