Dicas

Confeiteira ensina sete passos para você faturar alto vendendo bolos

A profissional também dá dicas de como conseguir os primeiros clientes.

Foto: Iza Costa
Foto: Iza Costa

Abrir um negócio não é fácil, e isso vale para qualquer pessoa. Porém, ler e conversar sobre, com pessoas que já abriram ou que têm experiência com isso ajuda muito. Muitas vezes, o negócio precisa dar errado para, no fim, dar certo. Por exemplo, a confeiteira Bruna Rebelo faliu três negócios antes de, finalmente, conseguir fazer sucesso com seu trabalho e encontrar a fórmula do sucesso. Ela precisou levar alguns “tombos” para aprender a empreender. 

Bruna Rebelo é formada em Gastronomia desde 2009 e nesse mesmo ano assumiu o buffet de sua mãe, sendo esse o primeiro negócio que faliu. Porém, também foi lá que encontrou a receita para o que se tornaria um sucesso. Hoje em dia, sua maior especialidade é o “buttercream”, um famoso creme de manteiga, muito conhecido por ser usado na hora de fazer cobertura para bolos e cupcakes.

“O primeiro passo é entender que isso é um negócio. Você até pode fazer como um hobbie, e está tudo bem, mas se não for, lembra que isso é o seu negócio. “, explica a confeiteira. Ainda de acordo com ela, a média de faturamento vai depender muito do tamanho da dedicação da pessoa, da divulgação, do capricho nas fotos. “Se irá ter organização para conseguir atender todos os clientes que chegar. Mas uma média possível de uma pessoa faturar é de R$1.500 a R$3.000, para quem está começando”, acrescenta. 

Em todo ramo existem dificuldades, é claro, e Bruna lista a organização da empresa e o alinhamento dos processos como os maiores.”Você precisa ter uma produção muito organizada. É um grande desafio cuidar sozinha das compras, da produção, do financeiro, da divulgação, das redes sociais, do atendimento, etc, mas, sim, é possível, só é preciso se organizar”, completa. Pensando nisso, Bruna separou sete dicas para quem quer vender bolos e, também, como conseguir clientes.

Sete passos para vender bolos

1. Entenda que isso é um negócio

Você vendo que tem um negócio, você faz planejamento, cria estratégias, você não tem medo de cobrar, não tem medo de colocar seu preço, não tem medo de conversar com seu cliente. Quando você entende que isso é um negócio você cria processos e isso é muito importante, pois se não temos processos na nossa empresa, vamos à falência. 

O verdadeiro empreendedor é aquele que ganha na compra, e não somente na venda. Então tenha planejamento na hora de fazer suas compras, pois se ficar indo ao mercado toda semana, isso vai fazer com que você gaste mais. Você também precisa ter um fluxo de caixa, pois não é gastar tudo que entra, jamais. Você precisa fazer o seu fluxo de caixa para ter seu financeiro muito bem organizado. 

2. Não seja apaixonado pelos seus bolos, e sim pelos seus clientes 

O cliente é o seu sustento, ele que vai manter o seu negócio em pé, então, lembre que você precisa tratar ele muito bem. Não é só investir em um monte de equipamentos e utensílios bons, antes você precisa investir no seu cliente, e o melhor equipamento é aquele que te dá mais lucro. Não reclame dos seus clientes. Lembre que ele é o seu negócio. 

3. ACREDITAR!

Você só alcança aquilo que você acredita. Se você não acreditar que pode vender um bolo de 20 fatias à 200,00 isso nunca vai acontecer. 

4. Comece pelo básico bem feito

O maior problema que eu vejo é começar do zero e querer já começar fazendo um bolo de 3 andares. Tenha calma, faça o básico bem feito. Comece do básico, e vai chegar o momento de você fazer aquele bolo dos seus sonhos. 

5. Tenha disciplina

Você precisa saber a hora de ir dormir, pois terá que acordar cedo, não perca tempo com coisas que não vão dar resultado, não trabalhe de pijama, se arrume, coloque uma calça que seja confortável, uma camiseta, quem trabalha em casa, se não se arrumar, perde o dia. 

6. Você não vende bolo

Vende propósito, vende lembranças, memórias, a confeitaria tem o poder de reunir as pessoas, não é só sobre dinheiro.

7. Quem reclama não traz cliente

A reclamação é muito forte, traz uma energia muito pesada para nossa vida e, consequentemente, para nosso negócio. A nossa cabeça manda na gente, pare de reclamar!

Como conseguir clientes

Outro grande receio das pessoas que começam um negócio é se vão ou não conseguir clientes. Afinal, eles são a prova do sucesso do seu negócio. Principalmente quando se consegue fidelizar um cliente, ou seja, fazer com que ele venha mais vezes até você e ao que você está vendendo. 

1 – Grupos de Facebook: O Facebook está cheio de grupos e comunidades, e tem muita gente que ainda utiliza. 

Você pode entrar em grupo da sua cidade, da sua vizinhança, grupo de empreendedores da cidade. Você pode inclusive criar um cupom de desconto para esses clientes, assim você saberá se vieram do facebook ou não, na hora de atendê-los. 

2 – Status do WhatsApp: Poste todos os dias, o bolo da semana, o que tem no dia, mas não deixe de estar ali, para os clientes que estão no WhatsApp verem os seus status e comprarem de você. 

3 – Frequência no Feed do Instagram: Não fique dias sem postar, mas também não pegue fotos de um bolo e poste tudo de uma vez. O feed do Instagram é a sua vitrine, então, você precisa preencher sua vitrine pro seu cliente lembrar de você. 

Se você ainda não teve pedidos e precisa de fotos, você vai precisar produzir para postar, invista no seu negócio, pois o que vai te ajudar a vender são as fotos bonitas. 

4 – Postar Stories: Você precisar ter frequência nos seus stories também, pois enquanto mais você postar, mais a sua bolinha ali no Instagram vai aparecer para o seu público, e se você postar vídeos legais, fotos chamativas, isso vai gerar desejo e ele irá acabar comprando de você. 

5 – Influenciadores: Eles são capazes de influenciar muito nas suas vendas. 

Lembrando que, se sua cidade é pequena, e tem uma pessoa com 5 mil seguidores que trabalha como influencer, ela poderá ajudar também a impulsionar suas vendas com a divulgação dela. 

6 – Parcerias: é escolher alguém que tenha o produto similar ao seu, ou que tenha o mesmo público que o seu. Após escolher a pessoa/empresa que fará parceria, você se junta com ela, para desenvolver algo para atingir mais clientes. 

7 – Vizinhos: aproveite para apresentar seus produtos para os vizinhos. Pode ser em grupos de whatsapp, do condomínio ou da região em que você mora. 

8 – Botão promover: Essa é uma ação de tráfego pago. Que é quando você coloca dinheiro na ferramenta, no google, no facebook, e ele distribui seu conteúdo pago para mais pessoas. E o botão promover é uma forma mais simples de você fazer anúncios pagos para atingir clientes, e você pode escolher o público que irá atingir. 

Mas se for usar o botão promover do Instagram, esteja ciente que sua casa precisa estar arrumada. E o que isso significa? Que você precisa estar com seu Instagram precisa estar organizado. 

A biografia precisa estar clara, tendo um link para o cliente clicar e ir direto para o seu whatsApp fazer o pedido. Precisa ter frequência nos stories e no feed. Os destaques precisam estar organizados, contendo sua história, seu cardápio e os reposts dos seus clientes. 

“Lembrando que não são todos os passos que irão funcionar para você”, completa Bruna. Mas são ótimos para dar um norte, o ideal é testar todos eles e ver quais se encaixam melhor no perfil e que trazem resultados.

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