Laiane Cruz
Com os altos preços dos ingredientes natalinos, é preciso criatividade para manter a tradicional ceia com pratos saborosos e atrativos para toda a família.
Quem não puder comprar o Peru, por exemplo, pode substituir o alimento por cortes de carnes mais baratos, como o chester e até mesmo o frango, tão bem aceitos neste período.
Foto: Divulgação
Já o salpicão, que é aquela salada leve e agridoce, a qual leva as passas, amadas por uns e odiadas por outros, pode ter como substituição do ingrediente a banana da terra, que trará menor custo e o sabor adocicado ao prato. Essa é uma das dicas do chef Arthur Pendragon que é conhecido por criar pratos únicos.
“As proteínas em geral tiveram um grande aumento nos supermercados, a exemplo do Tender, que é muito consumido no Natal. Mas, se você tiver criatividade, dá para fazer uma ceia mais econômica, mantendo o clima do Natal, com ingredientes da época, trazendo outra aparência e sabor bacanas”, afirmou o chef Arthur Pendragon.
Segundo ele, é possível economizar também substituindo as proteínas mais caras por algum embutido. No salpicão, ao invés do usual frango desfiado, pode-se utilizar o peito de peru ou o atum em lata. “Ficam legais para uma salada leve, colorida e saborosa.”
Foto: Divulgação
Então, seguindo a linha da economia, vamos conferir uma deliciosa receita de salpicão, preparada pelo Chef Arthur Pendragon:
Ingredientes do Salpicão
500 gramas de batatas cozidas;
500 gramas de cenoura cozidas;
2 bananas da terra cozidas;
500 gramas de peito de peru em tiras;
2 caixas de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto;
1 fio de azeite de oliva.
Batata palha a gosto
Modo de preparo
Cortar a batata e a cenoura em formato de palitos e juntar aos demais ingredientes, com exceção da batata palha. Levar à geladeira.
Dica do chef: Acrescentar um fio de azeite e a batata palha somente na hora de servir o prato, para manter a crocância do alimento.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.