Acorda Cidade
Você sabia que em 20 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Queijo? Popular nos quatro cantos do mundo e com centenas de variações e sabores, essa delícia é tão utilizada no cotidiano, seja em um café da manhã, no lanchinho da tarde ou no preparo de receitas, que ganhou uma data para ser lembrada, consumida e curtida.
Com mais de seis mil anos, a sua origem é desconhecida, mas há uma lenda muito propagada de que o alimento foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe saiu para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede. Horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida, o queijo.
Para se fazer bons queijos são necessários anos de experiência. São muitas variáveis envolvidas – algumas bem técnicas -, das quais se podem destacar, principalmente, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação. Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, esses alimentos oferecem diversos benefícios para a saúde. Consumi-los com frequência é indicado, já que são reconhecidos por oferecer proteínas, além de uma quantidade importante de micronutrientes, principalmente o cálcio, além das vitaminas A, B2 e B12 e minerais, como o zinco e o selênio.
Para celebrar o Dia Mundial do Queijo, veja três dicas especiais. Como entrada, a Telha Crocante de Parmesão é ideal nesses dias quentes de verão e um bom agrado durante o começo da prosa à mesa. O prato principal fica por conta do Polpetone Recheado com Queijo Estepe, que traz um sabor único e sofisticado ao momento. Finalize com “chave de ouro” e faça o saboroso Pudim de Ricota com Mel.
Veja abaixo o modo de preparo de cada receita e aproveite!
Telha Crocante de Parmesão
Ingredientes
1 peça de Queijo Parmesão Tirolez (200 g)
Modo de Preparo
– Rale o parmesão no ralo fino e divida-o em 6 partes. Em uma frigideira anti-aderente (20 cm de diâmetro), espalhe uma parte do queijo formando um retângulo (20 x 7 cm). A camada de queijo deve ser suficiente para cobrir essa área, formando uma camada fina.
– Leve a frigideira ao fogo médio e, assim que o queijo começar a derreter, abaixe o fogo. Ele vai soltar gordura e formar pequenas bolhas (ferver). Quando o queijo parecer “seco” nas pontas e parar de borbulhar (cerca de 4 minutos) vire a telha com auxílio de uma espátula de silicone termo-resistente ou uma colher de pau.
– Deixe no fogo por mais 2 minutos, ou até que o outro lado comece a dourar.
– Retire a telha da frigideira e deixe esfriar.
– Repita o processo com o restante do queijo.
– Essa telha pode servir de acompanhamento para uma grande diversidade de preparações, como saladas, sopas ou massas. Além disso, podem servir como base para canapés, acompanhadas de patês.
Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Polpetone Recheado com Queijo Estepe
Ingredientes
500 g de carne moída
1 pão francês amanhecido
1 xícara de leite
½ cebola roxa picada
¼ xícara de salsinha picada
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e mais para untar a forma
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de Queijo Estepe Tirolez cortado em cubos
2 ovos
2 xícaras de farinha de rosca
Salada:
4 unidades de tomate cortado em rodelas
½ cebola roxa cortada em tiras
½ xícara de folhas de manjericão
Modo de Preparo
– Preaqueça o forno 200ºC por 15 minutos.
– Em uma tigela, misture o pão francês com o leite até ficar umedecido. Escorra o excesso e volte o pão para a tigela.
– Junte a carne, a cebola e a salsinha e misture com as mãos até formar uma liga e uma massa bem lisa. Tempere com o azeite, o sal e a pimenta.
– Separe a carne em bolinhas e recheie cada uma delas com um cubo de queijo Estepe. O polpetone precisa estar bem fechadinho para que o queijo não escorra.
– Unte uma assadeira com azeite e reserve.
– Separe duas tigelas e em uma delas bata os ovos e na outra adicione a farinha de rosca.
– Empane os polpetones passando-os primeiro nos ovos e depois na farinha de rosca e coloque na assadeira. Repita o processo com todos.
– Leve para assar por 30 minutos ou até que eles fiquem dourados.
– Para a salada, misture todos os ingredientes e tempere com azeite, sal e pimenta. – Assim que o polpetone estiver pronto, sirva-o acompanhado da salada.
Tempo de Preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções
Pudim de Ricota com Mel
Ingredientes:
Para o pudim
2 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal Tirolez (26 g)
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g)
1 pitada de canela em pó
2 gemas
½ xícara (chá) de mel
2 claras
Para a calda
½ xícara (chá) de mel
Modo de Preparo:
– Preaqueça o forno a 180 °C.
– Com a manteiga, unte uma forma de 25 cm de diâmetro, com furo central.
– Faça o pudim: no liquidificador, bata o Creme de Ricota Tirolez, a canela, as gemas e o mel.
– Em uma tigela, bata as claras, com auxílio de um fouet (batedor de ovos), até que elas fiquem em ponto de neve (pouco firme). Ainda com o fouet, acrescente delicadamente a mistura do liquidificador à tigela, incorporando-a às claras.
– Coloque na forma e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.
– Prepare a calda: em uma panela, coloque o mel e ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e espalhe sobre o pudim.
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 35 minutos