Tradição baiana, o caruru é o prato mais disputado de setembro, mas há quem não consiga acertar o ponto da iguaria. Para ajudar, o chef do restaurante Perini, Francisco Sales, compartilha dicas importantes envolvendo o uso correto de três ingredientes: água, camarão seco e o essencial azeite de dendê.
Segundo o chef, uma dica simples para não deixar o quiabo muito duro é usar água. “Refogue o alho, a cebola e o tomate, acrescente o quiabo e coloque um pouquinho de água. Deixo o quiabo cozinhar um pouco e, depois, coloco a base”, explica. “Às vezes refogar sem água ele pode ficar ressecado”.
Confira a receita completa abaixo:
Ingredientes para a base:
4 cebolas brancas grandes
300 g de camarão seco
500 ml de leite de coco
1 copo de água
1 maço de coentro
50 g de gengibre
200g de castanha
200g de amendoim
Preparo da base:
Corte as cebolas em pedaços pequenos e também descasque e pique o gengibre. Bata tudo no liquidificador, até que triture bem os ingredientes e a base fique fina.
Ingredientes para o refogado:
5 dentes de alho
2 cebolas médias
3 tomates
80 quiabos
15 camarões secos sem cabeça e rabo
150 ml de azeite de dendê
Água
Azeite de oliva
Base preparada previamente
Preparo:
Pique os dentes de alho, as cebolas e os tomates, e refogue no azeite de oliva, sem deixar queimar. Junte o quiabo picado e, para que ele cozinhe e não fique ressecado, acrescente um pouco de água. Coloque na panela os camarões secos, para acrescentar sabor. Depois de cozinhar um pouco o quiabo, acrescente a base preparada previamente e misture bem, mexendo sempre. Por último, acrescente o azeite e mexa bem.
*Usar sal apenas se houver necessidade
Serve de 15 a 20 pessoas.