Acorda Cidade
Começou exatamente às 19h09 desta terça-feira (5) o último trânsito de Vênus entre o Sol e a Terra neste século. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site da Nasa e deve durar sete horas.
Outra passagem de Vênus só acontece daqui a 105 anos, em 2117. Mais de 300 mil internautas acompanham a transmissão pelo vídeo da Nasa.
Foto: Nasa
O fenômeno não pode ser visto diretamente pela maioria dos brasileiros – só é visível no país do extremo oeste do Acre e do Amazonas por poucos minutos. No trânsito, o planeta aparece como um pequeno ponto escuro que se desloca pelo Sol.
Os trânsitos de Vênus acontecem em pares, com intervelos de oito anos. Entre um par e outro, acontece uma pausa de mais de um século. Segundo a Folha Online, era comum nos séculos XVIII e XIX que expedições fossem organizadas para observar o trânsito de Vênus.
Analisando a passagem do planeto foi que se chegou à medida mais precisa da distância entre Terra e Sol, a Unidade Astronômica, que é de 150 milhões de quilômetros. As informações são do Correio.