Tecnologia

Vendas de smartphones crescem 46,9% no trimestre, diz pesquisa

No período foram vendidos 169,2 milhões de unidades no mundo. Samsung e Apple concentram 46,5% de participação no mercado.

 

Acorda Cidade
 
As vendas globais de smartphones cresceram 46,9%, para 169,2 milhões de unidades, no terceiro trimestre, informou nesta quarta-feira (14) pesquisa divulgada pela consultoria Gartner. No mesmo período, as vendas de celulares totalizaram 428 milhões, uma queda de 3,1% se comparada ao terceiro trimestre de 2011. Entre julho e setembro, a categoria de smartphones alcançou uma participação de 39,6% nas vendas totais de celulares.
 
“Depois de dois trimestres consecutivos de queda nas vendas de celulares, a demanda tem melhorado tanto em mercados maduros como em países emergentes”, afirmou Anshul Gupta, analista do Gartner. “Na China, as vendas cresceram impulsionadas pelos smartphones, enquanto a demanda por celulares mais básicos permaneceu fraca. Em mercados maduros, nós finalmente vimos as vendas de substituição de aparelhos decolarem com o lançamento de novos dispositivos no trimestre”, observou.
 
Samsung líder
 
O domínio do mercado de smartphones continua concentrado na Samsung e na Apple, que juntas alcançaram uma participação de 46,5% no segmento. Já no mercado de celulares, que engloba todos os tipos de telefones móveis, a Samsung ampliou sua liderança. Com 97,9 milhões de aparelhos vendidos – 55 milhões de smartphones – no período, a fabricante sul-coreana saiu de uma participação de 18,7%, no terceiro trimestre de 2011, para 22,9%.
 
A Nokia manteve-se em segundo lugar no mercado de celulares, com uma participação de 19,2%, contra 23,9% um ano. Na categoria de smartphones, no entanto, a fabricante finlandesa caiu da terceira posição para a sétima colocação, com 7,2 milhões de unidades vendidas. Na avaliação do Gartner, a chegada dos novos aparelhos Lumia com o Windows 8, sistema operacional da Microsoft, deve trazer um alento nas vendas da empresa no quarto trimestre. Entretanto, a consultoria não prevê uma melhora significativa de participação da companhia em 2013.
 
Com ofertas apenas no plano dos smartphones, a Apple ampliou sua participação no mercado de celulares de 3,9%, um ano, para 5,5%, com 23,6 milhões de aparelhos vendidos, alta de 36,2% na comparação anual. Com o lançamento do iPhone 5 em novos mercados no quarto trimestre, incluindo a China, e as festas de fim de ano, os analistas estimam que a companhia registrará o seu trimestre mais forte no ano, como tradicionalmente acontece.
 
No plano dos sistemas operacionais móveis, o Android, do Google, aumentou sua participação de 52,5%, um ano, para 72,4%, no terceiro trimestre. O iOS, da Apple, caiu de uma fatia de 15% para 13,9% no mesmo intervalo. Embora tenha perdido participação, o BlackBerry OS, da Research in Motion (RIM) subiu para a terceira posição, com 5,3%. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários