Acorda Cidade
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira (10) que a venda aos consumidores dos primeiros tablets produzidos no país começa em setembro.
"Algumas empresas me comunicaram que em setembro já estarão disponibilizando os tablets [para venda aos consumidores]", disse Mercadante. Ele participou de evento em Brasília que discute os investimentos em tecnologia da informação e telecomunicações no país visando a realização da Copa de 2014.
Mercadante disse ainda que, também em setembro, começa a produção de smartphones no país.
O governo concedeu incentivos fiscais para a produção de tablets no país. As empresas beneficiadas se comprometem a produzir equipamentos com 20% de componentes nacionais, percentual que deve subir para 80% em três anos. Mercadante afirmou que o governo vai "fiscalizar rigorosamente" o cumprimento dessa exigência.
Os tablets produzidos no Brasil serão até 40% mais baratos do que os equipamentos disponíveis atualmente nas prateleiras, segundo o governo. Das 12 empresas interessadas na montagem do dispositivo no país, oito já estavam, em junho, licenciadas para início da produção.
Em junho, Mercadante já havia afirmado que a Foxconn, responsável pela montagem do iPad, da Apple, iria começar a produção do tablet no Brasil no final de agosto ou início de setembro. Segundo ele, a Apple precisou adiar o começo da produção, previsto inicialmente para final de julho. As informações são do G1.