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Comparando todas as tentativas de fraude online, o levantamento Mobile 2015 aponta que 18% das fraudes online terão como origem um aparelho móvel. O estudo realizado pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado, indica também que pelo menos um quarto dos varejistas online utilizam aplicativos móveis como um dos seus canais de venda.
De acordo com o levantamento, o faturamento deve acompanhar o crescimento: de 5% sobre todas as vendas online realizadas em 2014, o ano atual deve chegar aos 15%.
Entre as regiões do país, o Sudeste deve fechar o ano com representação de 59% nas tentativas de fraude via celular, ao mesmo tempo em que as vendas somadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem chegar a 67% das transações feitas desta maneira. Em segundo lugar, o Nordeste chega ao final de 2015 com 24% de tentativas de fraude e 16% no faturamento. Completa a lista o Centro-Oeste (8% em transações indevidas e 6% na distribuição; Norte (5% e 3%); e Sul (4% e 8%).
“Os índices de tentativas de fraude no segmento mobile podem ser explicados por alguns motivos, entre eles a falta de segurança dos aparelhos, roubo de celulares e o roubo de cartões de crédito, pois com os dados o fraudador consegue fazer a compra rapidamente pelo celular antes mesmo do dono bloquear seu cartão”, explica Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística ClearSale.
Segundo ele, além disso, somam-se também as fontes já conhecidas de fraude, como phishing e as quadrilhas especializadas. “Quanto aos índices por região, a grande quantidade, tanto de compras quanto de tentativa de fraude no Sudeste pode ser explicada por ter o maior número de celulares smartphone com conexão a internet nessa região, enquanto o Nordeste acompanha os altos índices de tentativas de fraude que já ocorrem no ambiente online como um todo”, completa.