Acorda Cidade
Tecnologia desenvolvida por brasileiros permite trocar os canais da TV e acender a luz da sala pelo movimento das mãos e sem controle remoto. Ao mostrar dois dedos para o aparelho de DVD, o usuário pode pausar um filme, por exemplo.
O software desenvolvido pela At Home, empresa brasileira de automação residencial da Telefônica, usa os movimentos do usuário para comandar equipamentos da casa. Uma câmera infravermelha capta os gestos das mãos e os transforma em ações, como ligar a luz, abrir a cortina e dar play no DVD.
Os gestos são definidos e criados pelo usuário, que deverá ensinar os comandos ao software. Para evitar que o usuário faça qualquer movimento e confunda os aparelhos, a At Home criou um comando que desliga o controle por gestos. “Se o cliente quiser ficar mais à vontade em casa, ele faz um simples movimento que o software vai entender que, a partir daquele momento, os gestos não serão mais interpretados como ações”, explica Gabriel Carvalho Domingos, chefe de negócios da At Home.
A princípio, todos os equipamentos que estão conectados a central de automação poderão ser controlados por gestos. Isso inclui TV, rádio, iluminação, persiana e ar-condicionado. Duas câmeras instaladas no ambiente são suficientes para captar os comandos sem interferência. Mas o limite de câmeras depende do cliente.
O comando por gestos será vendido pela At Home como um “upgrade” da automação residencial. Portanto, o cliente já precisa ter uma solução dessas em casa para pensar em controlar a casa por movimentos. O “upgrade” inclui uma câmera infravermelha e o software de comando por gestos, que é instalado dentro da central de automação.
A At Home teve a ideia de criar o programa por gestos em janeiro deste ano. Logo depois, a equipe de Domingos começou a desenvolver o software com a ajuda de um parceiro. “Durante o desenvolvimento, contratamos um escritório de advocacia, em julho, para saber se teríamos condições de patentear a tecnologia”, conta. Ao receber o sinal verde, a Telefônica entrou com o processo na primeira semana de setembro.
A companhia espera colocar o produto no mercado no primeiro trimestre de 2012. O preço final e a marca da solução ainda não foram definidos. As informações são do G1.