Ilani Silva
A internet facilitou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, não só por proporcionar diversão através dos variados sites de jogos, compras, música, arte, e cultura, mas também por ampliar o acesso a informação.
Recentemente, a introdução da rede banda larga está sendo expandida também para a zona rural baiana, e o Presidente da Associação Baiana de Jornalismo, Rircado Luzbel, destaca a importância desta implantação.
“O trabalhador rural pode se manter informado através da internet o e também negociar o que produz com público ilimitado”, disse.
Ele também ressaltou que o avanço dos sites de jornalismo na internet tem sido uma outra fonte de emprego para profissionais do jornalismo e fotógrafos, e desconstrói o pensamento de que pessoas não especializadas vão ocupar as vagas dos trabalhadores formados.
“O próprio mercado vai perceber que tem o bom jornalismo, quem é o profissional, quem entra para extorquir, o próprio mercado se encarrega de expulsá-los”, declarou.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o advogado João Daniel Jacobina também avalia a notícia realizada por jornalistas de forma profissional.
“Há credibilidade, a notícia é apurada de forma correto, o jornalista que estou teoricamente tem condições de fazer um trabalho melhor e sério”, opinou.
Associação Baiana de Jornalismo Digital
Na última sexta-feira (25), foi fundada a Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD) que reúne inicialmente 16 sites de notícias de todo o estado. A entidade tem como presidente o sócio-executivo do Bahia Notícias, Ricardo Luzbel, e como vice-presidente o jornalista Raul Monteiro, do Política Livre.
O objetivo da ABJD é defender os interesses dos sites e blogs de notícias da Bahia e demonstrar para o segmento empresarial e à sociedade em geral a sua importância.
O jornalista Tarso Franco que faz parte do Conselho de Ética a associação, apontou a internet como sendo tão atuante na sociedade que a publicidade hoje investe mais nos sites. Com isso, a internet hoje ocupa o terceiro lugar no ranking de meios de comunicação que tem prioridade de investimento, em segundo estão as rádios FM e em primeiro a Televisão.
A diretoria da ABJD é formada pelos seguintes membros: Dilton Coutinho (Acorda Cidade), Gusmão Neto (Teia de Notícias), Ronildo Brito (Teixeira News), Fernando Henrique Chagas (RBR Notícias), José Eduardo Gordiano (Andaiá Notícias), João Coelho (Aratu Notícias), Chico Kertész (Portal da Metrópole), Ricardo Ribeiro (Pimenta na Muqueca), Anderson Oliveira (Blog do Anderson), Lenilde Pacheco (Bahia Toda Hora) e Valdemir Junior (Calila Notícias).
Com informações dos repórteres Ney Silva e Ed Santos do programa Acorda Cidade.