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Compras pela internet
Procon divulga lista com 200 sites de compras que devem ser evitados
Sites são campeões de reclamações dos consumidores. As principais queixas são pela falta de entrega de produtos comprados
O Procon divulgou nesta quarta-feira (28), uma lista com os 200 sites de vendas online que são os campeões de reclamações dos consumidores. As principais queixas são pela falta de entrega de produtos comprados e à ineficiência dos sites em responder sobre o problema aos clientes. A maioria dos endereços já estão inativos.
De acordo com o Procon de São Paulo, nenhuma das páginas listadas pôde ser localizada pelo órgão, mesmo em rastreamentos em bancos de dados como os da Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR – que registra os domínios do país, tronando impossível resolver os problemas dos consumidores.
"Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção à Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas o mais importante é que o consumidor consulte essa lista, antes de fechar uma compra pela internet, para evitar o prejuízo", disse o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
Para orientar o consumidor na hora de fazer compras pela internet, o órgão elaborou uma cartilha, chamada "Guia de Comércio Eletrônico". No documento há dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços online.As informações são do Correio.
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