Acorda Cidade
Depois do Google anunciar o fim do Orkut, internautas criaram um abaixo-assinado na internet contra o fim da rede social. A petição, que foi criada no site avaaz.org por Peter Shelton, já recebeu cerca de 60 mil assinaturas. O objeto é conseguir 75 mil participações.
"Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, cujas as comunidades que existem se assemelham aos grupos do Facebook. Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades".
O Orkut ficará no ar até o dia 30 de setembro. Até lá, todos os usuários que possuem perfis no site poderá usar normalmente. Quem tem o aplicativo em smartphones ou tablets também continuarão acessando a rede social. O app da rede social nas lojas Google Play e Apple Store já foi removido.
Os usuários terão até setembro de 2016 para guardar todo o conteúdo como fotos, recados e depoimentos. As comunidades terão tratamento diferenciado. Parte delas não será apagada, mas mantida no ar de forma "congelada". Os internautas poderão acessar e ler, mas não poderão mais publicar nada. As informações são do Correio.