Tecnologia

Pequim terá 'ônibus aéreo' contra engarrafamentos

O projeto tem como objetivo revolucionar o tráfego em Pequim. Os promotores da ideia afirmam que o novo modo de transporte pode diminuir os congestionamentos em 30%,

Acorda Cidade

A capital da China vai testar um novo tipo de transporte público visando diminuir os engarrafamentos. Trata-se de uma linha de “ônibus aéreo” que vai passar por cima dos carros em duas faixas de trânsito, deslocando-se sobre trilhos.

O projeto tem como objetivo revolucionar o tráfego em Pequim. O “ônibus aéreo” não ocupa espaço nas pistas, permitindo que os carros circulem normalmente por baixo da sua estrutura.

Os trilhos de uma linha experimental de seis quilômetros vão começar a ser construídos no final de 2010, e a partir do segundo semestre de 2011 o “ônibus aéreo” deve transportar passageiros.

Fase de testes – Após um ano de testes, autoridades vão decidir sobre o uso ou não em maior escala do “ônibus aéreo”. O projeto requer um planejamento especial, incluindo pontos de ônibus elevados.

Os promotores da ideia afirmam que o novo modo de transporte pode diminuir os congestionamentos em 30%, e que é possível construir até 180 km de vias para os “ônibus aéreos” em Pequim.

Dez dias de engarrafamento – Um engarrafamento de mais de 100 km de extensão na auto-estrada que liga Pequim à Mongólia interior, na China, chegou ao seu décimo dia nesta terça-feira, 24. E o congestionamento não deve terminar antes de setembro, afirmou autoridades chinesas.

Além de ter trabalhos de manutenção na estrada, outro motivo para a formação deste gigantesco engarrafamento são os veículos quebrados no caminho.

A manutenção da estrada é necessária por conta do aumento de tráfego de automóveis e caminhões na estrada. As obras, no entanto, causaram transtornos no tráfego que devem durar até o fim dos reparos, afirmou um funcionário da companhia federal de tráfego chinesa.

Segundo dados publicados no “Wall Street Journal”, se os chineses continuarem comprando os atuais 2 mil carros por dia, Pequim terá 7 milhões de carros até 2015. O problema é que as estradas da cidade só suportam 6,7 milhões e mesmo assim com um sistema de rodízio. (As informações são do Opinião e Notícia)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários