Acorda Cidade
O número de dispositivos conectados a internet deve superar a população mundial, que é de quase 7 bilhões de pessoas, até o final de 2011, indica estudo da Cisco, fabricante de equipamentos de telecomunicações, divulgado hoje. Em 2015, este número equivalerá a duas vezes a população mundial. Cada pessoa terá, em média, dois dispositivos conectados à internet, o dobro da média registrada em 2010 pelo mesmo estudo.
Com o aumento do número de dispositivos conectados à internet, o tráfego de dados total da internet aumentará para quase 1 zetabyte, o mesmo que 1 trilhão de gigabytes. Em média, cada pessoa será responsável por enviar e receber até 11 gigabytes por mês — 8 gigabytes per capita a mais que o registrado em 2010.
Segundo a Cisco, aumentará a quantidade de dados enviados e recebidos por meio da internet a partir de dispositivos fora da categoria de computadores. Em quatro anos, os PCs serão responsáveis por 33% do tráfego de dados gerado na internet, mas TVs, tablets e smartphones apresentarão taxas de crescimento de 101%, 216% e 144%, respectivamente.
Isso também contribuirá para que o número de dispositivos conectados por meio de redes sem fio ultrapasse o número de dispositivos com conexão Ethernet. Em 2015, os dispositivos com conexão cabeada responderão por 46% do total, enquanto os dispositivos sem fio representarão 54%. Atualmente, os aparelhos que se conectam à internet por meio de cabo são maioria e representam 63% do total.
Vídeos dominarão a internet
Em seu estudo, a Cisco também confirma que o tráfego de dados gerado por vídeos superou o gerado por comunicações ponto-a-ponto (P2P) em 2010 e que, já em 2012, os vídeos representarão 50% de todo o tráfego de internet no mundo. Para 2015, os números são ainda mais impressionantes: 1 milhão de minutos de vídeos serão transmitidos por meio da web. Para assistir a quantidade de vídeos enviados a cada segundo em 2015, uma pessoa precisaria de pelo menos cinco anos.
Segundo o estudo, todas os serviços de vídeo pela internet (TV, vídeo sob demanda, internet e compartilhamento P2P) representarão 90% do tráfego global de dados gerado pelos consumidores. Entre as categorias, o maior crescimento será dos serviços de vídeo sob demanda, que devem triplicar até 2015. Isso é o equivalente ao total de vídeos de 3 bilhões de DVDs por mês. As informações são do IG