Tecnologia

MSN Messenger começa a migrar para o Skype a partir de 8 de abril

Migração do comunicador em português começa no dia 30 de abril. 'Atualização resolveu problemas em contatos', diz executivo do Skype.

Acorda Cidade
 
Usuários do Windows Live Messenger, ou MSN Messenger, começam a se despedir do comunicador instantâneo da Microsoft em 8 de abril. A partir desta data a versão em inglês do MSN Messenger para desktops começa a migrar obrigatoriamente para a ferramenta de mensagens e chamadas telefônicas via internet Skype, também da Microsoft.
 
A versão em português do comunicador instantâneo começa a migrar a partir 30 de abril, informou Parri Munsell, diretor de integração de marketing da divisão Skype, ao G1.
 
“Nossos clientes começam a receber e-mails nesta sexta-feira (15) informando a data de migração do Messenger para cada idioma especificamente. Vamos migrar idioma por idioma”, disse o executivo.
 
A migração vai ocorrer somente nas versões desktop do Skype, instaladas em computadores, esclarece a Microsoft. De acordo com a empresa, ainda não uma data de migração definitiva da versão on-line do MSN Messenger, acessada pelo navegador de internet.
 
Dos 38 idiomas disponíveis, a versão em português do Messenger será a última a migrar por ter uma das maiores bases de usuários depois do inglês. “Vamos migrar dezenas de milhões de clientes, que representam 99% da nossa base, a partir de 8 de abril. Não queríamos transferir todas as grandes bases de idiomas ao mesmo tempo”, explicou Munsell.
 
A migração não será realizada na China continental, que continuará usando o MSN Messenger. “A Microsoft tomou esta decisão com base na dinâmica local do mercado”, respondeu o Skype.
 
Entenda a atualização
 
A partir do dia 8 de abril, os usuários que acessarem o MSN Messenger em seus computadores receberão um aviso de que uma atualização para o Skype. “Na segunda tentativa de acesso ao Messenger, após este alerta, o usuário deve migrar para o Skype para continuar usando o comunicador instantâneo. Caso a pessoa não migre, o Messenger ficará bloqueado para uso até que seja feita a conversão para o Skype”, alertou o diretor de integração do Skype.
 
Para acelerar o processo de migração, os arquivos de instalação do Skype ficarão pré-gravados no computador do usuário do MSN Messenger. “Ao clicar na notificação para migrar, a alteração ocorre rapidamente, em poucos minutos”, diz Munsell.  Logo após a instalação, segundo ele, o usuário deve se conectar com o mesmo ID (endereço de e-mail) e a senha do MSN. Se a pessoa tem uma conta no Skype, as duas contas serão associadas. Se não tem conta, o internauta será registrado como novo usuário e todos os seus contatos do Messenger aparecerão.
 
A expectativa do Skype é de que a maioria dos usuários migre entre 45 e 60 dias.
 
Problemas na migração
 
Munsell destaca que os brasileiros registraram a maior taxa de migração do MSN Messenger para o Skype desde janeiro, quando a empresa reforçou o convite para a alteração. Por outro lado, os usuários com a maior base de contas do comunicador no mundo – 30 milhões ativas no país até janeiro, segundo a Microsoft – enfrentaram problemas na migração
 
O executivo do Skype explicou que a empresa fez uma atualização do sistema em seus servidores e na ferramenta para eliminar os problemas de migração de contatos. “Estamos cientes de alguns problemas em contatos e os solucionamos em nossas atualizações”.
 
Para os usuários que estão enfrentando problemas na migração, o Skype recomendou contato com a equipe de suporte em seu site.
 
A migração obrigatória do MSN Messenger para o Skype ocorre após o prazo anunciado pela Microsoft, que seria no primeiro trimestre. A decisão de migrar a maioria da base de usuários a partir de 8 de abril, segundo Munsell, se deve a um teste feito em janeiro com um pequeno grupo de clientes do MSN Messenger no idioma inglês. “De fato esse grupo de testes inicia a migração obrigatória em 15 de março, mas é um grupo bem pequeno”, afirma.
 
Quando foi adquirido pela Microsoft, em maio de 2011, o Skype contava com 186 milhões de usuários ativos mensais. Atualmente, segundo a empresa, o serviço contabiliza 280 milhões de clientes ativos por mês. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários