Julius Richard Petri, bateriologistaalemão inventor daPlaca de Petri, élembradonestasexta-feirapor um doodle do Google, em comemoraçãoaoseu 161º aniversário. O logotipoanimadomostraseisplacas de Petri, cadauma com umacultura de bactériasdiferente.
Petri inventou a placa de Petri enquantotrabalhavacomoassistente do médico e bacteriologistaalemão Robert Koch em 1877. A placa, um recipiente de vidroouplástico, éusadoparacultivarmicroorganismos.
Em laboratórios, ela é parcialmente cheia com um caldo líquido onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar. Depois que essa solução solidifica, é colocada uma amostra contaminada pelo micróbio. Com o uso da placa, foi possível identificar com maior rigor bactérias responsáveis por certas doenças.
Petri estudou medicina na Kaiser-Wilhelm-Academia para Médicos Militares (1871 – 1875) e recebeu o diploma de medicina em 1876. Continuou os estudos no Hospital Charité em Berlim e serviu como médico militar até 1882, continuando como reservista posteriormente. Entre 1877 e 1879, foi designado para o Gabinete Imperial de Saúde em Berlim, onde se tornou assistente de Robert Koch. As informações são do Terra.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade