Anunciado inicialmente no Google I/O 2024, o Google oficializou, na última terça-feira (11), o lançamento do “modo ladrão” no Android, um recurso que bloqueia a tela do celular ao identificar que foi arrancado abruptamente da mão do usuário.
O Brasil é o primeiro país a testar a novidade, disponível a partir de julho para alguns usuários com Android 10 ou superior.
A tecnologia usa inteligência artificial e o acelerômetro para detectar roubos e exibe a mensagem “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” após o roubo.
O lançamento foi confirmado durante o evento Google For Brasil 2024. Além disso, o governo federal já oferece o app Celular Seguro, que notifica instituições parceiras como Anatel e bancos sobre roubos, ajudando a bloquear acesso a linhas telefônicas e aplicativos de bancos.
No entanto, o app ainda não transforma os celulares em “pedaços de metal inúteis” nas mãos dos ladrões, como planejado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Celular Seguro está disponível para Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge.
A ‘Gangue da Bicicleta’ motivou a criação do recurso
Em setembro de 2023, lideranças do Android, incluindo Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, vieram ao Brasil para entender de perto a atuação de criminosos que roubam celulares.
Eles se reuniram em Brasília com Ricardo Cappelli, então secretário-executivo do Ministério da Justiça, e responsável pelo aplicativo Celular Seguro do governo federal. O Google tem mantido conversas regulares com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, esperando que o novo recurso contribua para a segurança dos usuários, conforme destacou Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil.
Com informações do g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram