Acorda Cidade
O Ministério da Justiça informou que o Google foi denunciado por conduta anticompetição pela empresa E-Commerce Media, responsável por sites como o comparador de preços Buscapé. A denúncia foi apresentada à Secretaria de Direito Econômico, segundo anúncio publicado na quarta-feira (21), e o Google terá 15 dias para se manifestar.
A denúncia afirma que o Google está favorecendo artificialmente seu próprio comparador de preços, o Google Shopping, no resultado de suas buscas orgânicas feitas no país.
A E-Commerce Media afirma que apenas ao Google Shopping é dado o direito de “divulgar imagens de produtos, apontar avaliações, comentários, número de lojas anunciantes e até mesmo preços no resultado de pesquisa do Google Busca”. A denúncia diz ainda que o serviço do Google, desde o início de seu funcionamento no país, “apareceu com elevada frequência na primeira página do Google Busca”.
“O fato foi considerado inusitado para um produto recém-lançado, o que poderia apontar para uma distorção no algoritmo de busca do site”, diz a nota divulgada pelo Ministério da Justiça.
A E-Commerce Media afirma que o consumidor pode ser prejudicado pelas comparações de “menor qualidade” que estariam sendo feitas pelo Google Shopping.
O G1 entrou em contato com o Google, que informou que não foi notificado e "não tem conhecimento de qualquer processo nesse sentido". As informações são do G1.