Ciência e Tecnologia

Games têm destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Acorda Cidade

Imagine um acarajé longe do tabuleiro da baiana ou um exército de hambúrgueres. Não conseguiu? Na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre até este domingo (25), na sede do Senai-Cimatec, em Salvador, é possível visualizar essa cena no game ‘Acarajé x Hambúrguer’, apresentado pela empresa Moovi Games, incubada pelo Parque Tecnológico da Bahia.

“O jogo é estratégico. O jogador escolhe os seus soldados, sendo que cada um apresenta uma qualidade diferente como força, velocidade, altura, vida, dentre outras”, explica o sócio-diretor da empresa, Jailson Souza. Ele também trouxe o ‘M1 Infectados’ com os óculos em 3D e a grande novidade é o jogo ‘Cangaceiro de Badogue’.

O grupo de pesquisa em games virtuais da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) também apresenta minigames voltados para educação, a exemplo de um conjunto de jogos desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. O ‘Guardiões da Floresta’, game que traz conceitos ambientais, já está na segunda edição. De acordo com o designer responsável, Windson Fonseca, "o jogo foi criado para ser utilizado por crianças, de 8 a 14 anos, com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para que elas possam se concentrar”.

Já a Sinergia Games apresenta a história dos orixás da cultura afro-brasileira em forma de jogos educativos com ‘Jornada da Criação’, ‘Lodô – Filha de Iemanjá’ e muitos outros. “Os jogos visam não somente educar através das brincadeiras, mas apresentar a cultura brasileira para todos. Este é o principal foco da empresa”, enfatiza a diretora da empresa, Cristhyane Oliveira.

Ainda como parte da programação da SNCT 2015 aconteceu um painel que discutiu ‘A indústria de games no Brasil’. Os palestrantes falaram sobre ‘gamificação’ como possibilidade para engajar pessoas e promover mudanças nos comportamentos; ‘Youtubers’; ‘A representatividade econômica dos games no Brasil’; ‘A produção de jogos com desenvolvimento pessoal e educativos’; e ‘Produção de jogos independentes’.

A Semana é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários