BUG

Falha do Orkut volta a ser utilizada e atinge mais de 130 mil usuários

Comunidade 'Infectados pelo Vírus do Orkut' foi deletada pelo Google. Hackers recriaram a página e continuam a 'infectar' usuários.

Acorda Cidade

Após um bug que levava os usuários para uma comunidade atingir mais de 185 mil pessoas no Orkut na manhã deste sábado (25), a mesma falha voltou a ser utilizada na noite de hoje, prejudicando cerca de 130 mil usuários da rede social. O Google havia excluído a comunidade chamada de "Infectados pelo Vírus do Orkut", mas hackers a recriaram e continuam utilizando a falha no código da rede social para atrapalhar o uso do site.

A falha ocorre no processamento das mensagens dos usuários que permite que hackers insiram um código JavaScript, tornando a pessoa um membro da comunidade. Ao entrar nos "scraps", como são chamadas as mensagens da rede social, além de ser levado e tornar-se membro da página "Infectados pelo Vírus do Orkut", o usuário passa o "bug" automaticamente para os amigos.

De acordo com Altieres Rohr, colunista de segurança para o PC do G1, o bug se tornou público na noite desta sexta-feira (24). "O Google foi avisado do problema por volta das 22h40 e até a tarde deste sábado não havia entrado em ação", conta.

O problema prejudica apenas o uso da rede social e não existe o risco de se espalhar para o computador como um vírus. O colunista explica que basta os usuários não acessarem as páginas de mensagens dos amigos até o problema ser resolvido, para evitar ser atingido pelo bug.

Na comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut", o usuário da rede social Rodrigo Lacerda assume a autoria do Bug. "Você chegou aqui através de uma falha grave no orkut. A falha já foi comunicada ao Google e deve ser corrigida em breve. A comunidade só tem o intuito de forçar uma correção mais rápida", explica Lacerda na comunidade. (As informações são do G1)
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários