Acorda Cidade
Cerca de 1.200 pessoas, a maioria estudantes da rede pública de ensino de Feira de Santana e região, já visitaram o Observatório Astronômico Antares nestes dois primeiros dias (18 e 19) da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Eles participam de exposições, palestras e exibição de filmes e fazem visitas ao Parque dos Dinossauros, ao Espaço Natureza, aos experimentos de física e ao Planetário.
A professora Maria Lúcia Alves Bela, do Colégio Padre Giovanni Cirezola, elogiou a iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) de abrir o espaço à visitação durante a Semana Nacional de Ciência. “A oportunidade de fazer com que os alunos possam conhecer novos experimentos fora da escola significa mais crescimento e contribui para a formação”, disse.
Júlia Lima Santana, estudante do Centro Escolar Lions de Itapororoca, afirmou que é a primeira vez que visita o Antares. “O que mais a chamou a atenção foram as réplicas dos dinossauros que parecem de verdade”, declarou.
O Antares abriu espaço para a participação de entidades como a Coelba, que expõe equipamentos de geração de energia solar, a Embasa, com réplicas da estação de tratamento de água, o Corpo de Bombeiros e o ônibus do Programa Feira Digital com equipamentos de informática disponíveis para o manuseio.
As atividades prosseguem até sexta-feira (22) com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (Secti) e a coordenação do Ministério de Ciência e Tecnologia. Em paralelo, é realizado o 14º Seminário de Iniciação Científica com exposição e debates acerca de trabalhos de estudantes da Uefs.
Contato com o Observatório Astronômico Antares pode ser mantido pelo telefone (75) 3624-1921.